Geral

Projeto Brinquedo Educativo realiza novas doações em escolas

Foram entregues kits com pecinhas de montagem em duas escolas da região.

Projeto Brinquedo Educativo realiza novas doações em escolas

Foto: Comunicação Satc

Da parceria entre Satc e empresários do setor plástico da região nasceu o Projeto Brinquedo Educativo. Os responsáveis pelo desenvolvimento das peças dedicaram a tarde dessa quinta-feira (6), para realizar doações de kits com brinquedos de montar. O material foi entregue nas escolas Zulma Naspolini Manique Barreto, na Quarta Linha e na Eufrázio Avelino Rocha, em Maracajá.

“Quando estraga algum material na escola nós possuímos dificuldades para arrumar. A entrega desses brinquedos será ótima para os alunos”, explicou a professora da escola Eufrázio Avelino Rocha, Dirlene Pedroso. Ao todo, foram entregues 120 kits, contendo 60 peças em cada. Com as peças de montagem, as crianças poderão aproveitar para desenvolver novas ideias, conhecer as cores e os números.

“A escola queria reformar alguns brinquedos, mas acabou surgindo essa parceria com a Satc. As crianças ficam o dia todo aqui e é preciso arrumar brincadeiras. Essa é uma ação que pode mudar muita coisa no espaço escolar”, explanou a diretora da escola Zulma Naspolini Manique Barreto, Rosangela Diminguini.

O projeto Brinquedo Educativo foi lançado há três anos, mas a primeira entrega só aconteceu no fim de 2016. Durante um ano e meio ocorreram pesquisas e testes para se chegar ao modelo atual de peça de montagem lúdica. “Todos os materiais utilizados no projeto são doados. Agora teremos uma vistoria do INMETRO e a nossa produção deve aumentar”, afirmou o coordenador do projeto, Alexandre Milanez.

O surgimento da ideia

O projeto Brinquedo Educativo é desenvolvido na Satc, mas por trás disso existe um grupo de apoiadores. Toda a matéria prima é doada, assim como as embalagens.

“A ideia do projeto surgiu em uma viagem que tive para a Alemanha. Depois fomos atrás das coisas que precisávamos, até realizar o convênio com a Satc. É um projeto para incentivar a educação”, comentou o presidente do Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul Catarinense, Reginaldo Cechinel.

Até mesmo a máquina que produz as peças foi reutilizada, sendo de um antigo curso técnico da Satc.

Como são produzidas as peças?

Projeto Brinquedo Educativo realiza novas doações em escolas

Foto: Comunicação Satc

A Satc oferece um espaço onde dois bolsistas trabalham no desenvolvimento dos materiais. Até agora, três escolas foram beneficiadas, mas a expectativa é aumentar a produção em 2017.

“No começo do projeto demoramos para acertar o tamanho das peças. Agora tudo já está definido, são feitas em três tamanhos, com inúmeras cores”, contou o bolsista do projeto, Gabriel Felisbino.

Essa é uma oportunidade social e de aprendizagem. As peças vão para escolas públicas e os alunos de Engenharia Mecânica são os responsáveis pelo desenvolvimento de técnicas para a produção destes utensílios plásticos.

“Entrei no projeto ainda sem experiência na área, mas aprendi rapidamente. Trabalhar com isso é gratificante tanto por poder ajudar a comunidade como aprender sobre a minha área”, disse o outro bolsista do projeto, Guilherme Roos.

Colaboração: Comunicação Satc

Notícias Relacionadas

Grupo RB celebra sucesso e ampliações após cinco anos de fundação da primeira loja

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina