Pequenos percebem a importância da preservação e da alimentação saudável em projeto ambiental na Satc.
Interação com o meio ambiente, contato com a natureza, incentivo à preservação e, sobretudo, a consciência da importância de uma alimentação saudável. Estes são os objetivos do Projeto de Educação Ambiental, que é realizado com os alunos do ensino infantil integral da Satc.
“As crianças têm contato com a terra, com o fruto, germinação, sujam as mãozinhas. Elas têm uma percepção da importância da alimentação saudável. Nós mostramos a facilidade de colher e plantar, seja na escola ou mesmo em casa. Crianças tem a mente limpa e quando ensinamos estas coisas desde cedo elas levam para o resto da vida”, conta a professora do infantil Zenaide Paes Topanotti.
O projeto é realizado na turma do integral da educação infantil da Satc e ao longo do ano ganha novos ciclos. Em março teve início o ciclo ‘Tomates na Janela’ que se estande até julho. Na primeira etapa deste ciclo os pequenos colocaram a mão na massa, ou na terra, e plantaram mudinhas de tomate cereja, nas próximas acompanham o desenvolvimento e aprendem curiosidades sobre o fruto.
“Vivemos em uma época em que as crianças tem pouco contato com a natureza. Por isso, este projeto é importante. A proposta é que o vasinho com a muda seja levado para a casa, para que as crianças possam compartilhar os frutos com a família”, explica a professora Emanuele Toldo.
[soliloquy id="215820"]
Crianças conscientes e professoras orgulhosas
A pequena Betina Casagrande Nascimento, 4 anos, come todos os dias saladinhas de tomate, brócolis, repolho e couve chinesa no almoço. A professora Emanuele, conta que a menina gosta tanto dos alimentos que sempre repete o prato. “Na sobremesa a gente ganha frutinha. Eu amo melancia e banana”, destaca Betina.
Além de adorar os alimentos saudáveis oferecidos pela Satc, a menina evidencia sua satisfação em realizar as atividades propostas no projeto de meio ambiente. “Eu gosto de mexer na terra e de plantar tomate. Ele vai crescendo, crescendo e depois vamos comer. Vou oferecer pra todo mundo”, conta Betina.
Colaboração: Clara Floriano – acadêmica do Curso de Jornalismo – Faculdade Satc.