Mudança na legislação municipal é o primeiro passo para melhorar o sinal da telefonia móvel em Içara. “Não existe telefonia celular sem uma estrutura vertical”, informou o representante da TIM, Cleber Rodrigo Affanio.
Atualmente a Lei Municipal Nº 1.819, de 8 de agosto de 2002, estabelece a distância mínima de 300 metros como parâmetro para o afastamento de torres e antenas de telefonia móvel das residências e edificações.
O vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, solicitante da reunião, apresentou um anteprojeto extinguindo a limitação de distância das antenas. “Temos que fazer uma mudança na Lei, para as empresas terem segurança em investir na melhoria de sinal”, comentou Polakinho.
Na ocasião, foi apresentado também modelos de torres com menor impacto visual. “Hoje os equipamentos estão muito menores, melhorando a cobertura do sinal, sem a necessidade de novas antenas convencionais, utilizando novas tecnologias”, esclareceu Affanio.
Participaram também do debate representantes das empresas OI e VIVO. Um novo encontro para estudar melhor a questão será agendado pelo Poder Legislativo.
Colaboração: Comunicação Câmara de Vereadores de Içara