A multinacional de transporte particular Uber está chegando a Criciúma. O aplicativo, desenvolvido nos Estados Unidos, causou polêmica ao alcançar o mercado do Brasil, ocasionando conflitos entre seus motoristas e os taxistas tradicionais em diversos centros. Em Santa Catarina, o serviço já opera em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú e Itajaí.
“É uma boa para quem tem carro e está desempregado ou quer fazer uma renda extra”, explica o profissional de marketing Jonathan Corrêa Becker, parceiro Uber em Criciúma e que abriu, em nome da empresa, os cadastros para interessados da cidade, de Tubarão e outros municípios vizinhos.
Os critérios para ser Uber
Para ser motorista Uber é necessário possuir CNH com observação para exercer atividade remunerada, Seguro APP (para acidentes com passageiros), checagem de antecedentes, veículo em bom estado (ano 2010 em diante) com quatro portas e ar condicionado e celular iPhone 4s (ou mais recente) ou Android 2013 ou mais recente.
“Não precisa de experiência prévia nem de maiores investimentos. Fui a São Paulo, usei várias vezes o serviço e aprovei. É excelente e de baixo custo em relação aos táxis”, informa Jonathan. Ainda não há legislação local em Criciúma ou na região para o Uber, mas o parceiro não projeta problemas. “Em Florianópolis, houve alguns conflitos mas depois os taxistas compreenderam que é uma modernidade que chegou para ficar”, comenta.
Os cadastros estão começando hoje e a expectativa é que em duas semanas ou no máximo um mês o serviço já estava disponível para os criciumenses.
Como se calcula a corrida
As corridas são calculadas com base em distância, tempo e demanda. “Pode ser pago com cartão cadastrado pelo aplicativo, e a tarifa é dinâmica. Ou seja, se tem duas vezes mais demanda que motoristas disponíveis, a tarifa é multiplicada por dois”, refere Jonathan.
Ele cita o exemplo da saída de um show em São Paulo nesse fim de semana. “A tarifa foi para 4,5 assim que o show terminou, pois havia mais de 80 mil pessoas no Allianz Parque. Daí, o usuário pode decidir pagar mais ou optar por outro serviço”, conta. O aplicativo fica com 25% do arrecadado nas corridas.
Há, também, rigor no controle de qualidade do serviço prestado. “Se o motorista baixar a média de avaliação, ele é excluído do aplicativo”, relata. Não há limite de número de cadastros por cidade. Os interessados em mais informações para Criciúma, Tubarão e região devem fazer contato pelo e-mail jonbecker25@gmail.com.
Com informações do Portal Engeplus