Desenvolvimento foi a palavra-chave do 1º Seminário do Desenvolvimento Econômico Local (DEL), de Braço do Norte, ocorrido na noite desta quinta-feira (30), no Salão Paroquial.
O seminário teve por objetivo apresentar à população como o DEL funciona, suas câmaras, seus membros e quais projetos estão em desenvolvimento em cada departamento.
Na abertura do evento, o prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, presidente de honra do DEL, apresentou duas boas notícias, e elas já são frutos da interação com as câmaras técnicas.
A primeira é o retorno da coleta seletiva de lixo, que deve ser efetivado no segundo semestre. “Além de cumprirmos um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público, atendemos a uma demanda do DEL e isso nos deixa muito felizes, pois vemos as coisas se efetivando neste momento”, destacou o prefeito, que estava acompanhado do presidente da Funbama, Raul Coan.
Beto também anunciou a parceria com a Unisul e Weber Empreendimentos, que possibilita um desconto de 30% para os funcionários da Prefeitura e seus dependentes, para a Unisul de Braço do Norte. “Essas são demandas já apresentadas nas câmaras técnicas e que mostram a boa vontade desta parceria de fazer o município desenvolver”, encerrou o prefeito.
O 1º vice-presidente, Roberto Michels, presidente da Acivale, apresentou a Ouvidoria do programa, que tem por missão aprimorar a qualidade dos projetos desenvolvidos. A Ouvidoria recebe o contato do cliente-cidadão, pelo site www.delbn.com.br, examina e verifica a procedência e encaminha para o Conselho do DEL que responderá dentro de um prazo de 30 dias por e-mail ou telefone.
O que é o DEL?
O DEL cria uma plataforma de diálogo entre parceiros públicos, setor empresarial e atores não governamentais. Os resultados desse envolvimento são reflexos de um trabalho coletivo e colaborativo, aparecendo na forma do desenvolvimento local e sustentável.
Braço do Norte é pioneiro na implantação do projeto
De acordo com o consultor Regional Sul da Facisc Giovane Pereira, 16 municípios de Santa Catarina e dois do Rio Grande do Sul já implantaram o programa. Na região sul, Braço do Norte foi o pioneiro na adesão do projeto, porém, outros municípios já estão aderindo ao programa.
São mais de 100 voluntários envolvidos no planejamento de ações em longo prazo para o crescimento do município. Além disso, cada câmara técnica tem um secretário municipal envolvido, o que confere maior agilidade ao setor.
Colaboração: Suham Dellatorre – Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Braço do Norte