Geral

Radar meteorológico do Sul de SC ficará em Araranguá, diz Defesa Civil

Instrumento móvel passa por testes nos Estados Unidos. Segundo a Defesa Civil, aparelho estará em uso até o fim do 1º semestre.

Radar do Sul de SC passa por testes nos Estados Unidos (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

Radar do Sul de SC passa por testes nos Estados Unidos (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

A Defesa Civil divulgou, nesta quarta-feira (29), que o radar meteorológico adquirido para uso no Sul do estado será instalado em Araranguá. Ainda de acordo com o órgão, o aparelho estará em funcionamento até o final do primeiro semestre.

O radar, que é móvel e poderá ser levado para outras cidades, ficará no espaço já destinado à construção da Centro Regional da Defesa Civil no município. A decisão sobre a cidade foi tomada pela Defesa Civil, pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – Cenad e pela Enterprise Eletronics Corporation – EEC, empresa contratada para a fabricação.

Desde segunda-feira (27), o secretário estadual da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e três técnicos do órgão estão no estado do Alabama, nos Estados Unidos, realizando a certificação do radar na sede da EEC. “Com esse radar, 100% do nosso estado estará coberto, o que facilita e intensifica o nosso trabalho de emissão de alertas e gestão de riscos”, disse Moratelli.

A ordem de serviço foi assinada em 17 de janeiro. A empresa realiza testes e tem 180 dias para a conclusão. O aparelho conta com uma antena de 2 metros, um gerador, um sistema de reboque, além da central de comando.

Contrato

O contrato para a fabricação do radar meteorológico do Sul de Santa Catarina foi assinado com a empresa norte-americana em 4 de dezembro de 2016, após licitação.

O equipamento custará R$ 3.401.222,00 e terá recursos do Pacto por SC. Segundo o órgão, o valor é 30% menos do que o preço máximo estipulado na licitação.

O radar deverá cobrir 52 municípios da região e poderá ser transportado para qualquer região do Estado, caso haja necessidade.

Juntos, os três radares vão cobrir 100 do território catarinense (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

Juntos, os três radares vão cobrir 100 do território catarinense (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

Radares de Lontras e Chapecó

Atualmente, está em operação o de Lontras, no Vale do Itajaí, que tem a maior cobertura. De acordo com a Defesa Civil, ele alcança 78,41% do território catarinense, o que corresponde a 192 municípios ou 74. 546, 87 km². O radar é usado para a emissão de alertas.

Em outubro, foi assinada a ordem de serviço para a construção da torre onde vai ficar o segundo radar meteorológico do estado, em Chapecó, no Oeste.

Ele terá cobertura de 42,74% do território catarinense, o que corresponde a 78 municípios ou 40.641, 5 km². O equipamento está em fabricação na Alemanha. A Defesa Civil informou que ele estará em funcionamento até o final do primeiro semestre de 2017.

Com informações do site G1 SC

Notícias Relacionadas

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.