A Administração Municipal de Morro da Fumaça começou o ano com redução dos cargos comissionados. Segundo o Executivo, dos 57 cargos existentes na estrutura administrativa anterior, foram nomeados 34 profissionais e 13 já faziam parte do quadro efetivo do serviço público.
Com esta decisão, o prefeito Noi Coral e o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo estão priorizando a capacidade técnica como critério de escolha dos funcionários e economizando mensalmente R$ 32 mil.
“A medida foi tomada devido às dificuldades financeiras enfrentadas nas mais diversas esferas do Poder Público e precisamos nos adequar a realidade do município”, explica o prefeito. Noi adianta que um projeto sobre a redução dos cargos comissionados vem sendo estudado para ser apresentado à Câmara de Vereadores criando funções gratificadas para os funcionários de carreira.
Em virtude do corte de gastos, contratos de terceirização de assessoria foram extintos e outros reavaliados, como foi o caso da contratação de empresas que realizam o transporte escolar e que irá gerar uma economia em torno de R$ 600 mil ao ano para a cidade.
“É uma reforma necessária, precisamos trabalhar com a política de contenção de gastos e se a proposta de redução de cargos for aprovada, a gestão irá se enquadrar e assim reduziremos a estrutura administrativa,” coloca o vice-prefeito.
No paço municipal, permanece o regime de turno único para o cumprimento das jornadas de trabalho. A decisão foi tomada considerando que uma instituição com horário diferenciado de funcionamento nos órgãos municipais registra redução de gastos decorrentes do consumo de água, energia elétrica, telefone, combustíveis e demais despesas inerentes ao funcionamento da máquina administrativa.
Colaboração: Kênia Casagrande / Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça