Formatura dos 23 voluntários e promoção dos atuais aconteceu na noite desta sexta-feira (24), no Pelotão de Urussanga.
A população de Cocal do Sul e Urussanga conta, de forma oficial, com novos Bombeiros Comunitários para atenderem os casos de urgência e emergência em incêndios, acidentes e casos clínicos. A formatura de 23 novos integrantes do Corpo de Bombeiros de Urussanga aconteceu na noite desta sexta-feira (24), na sede do Pelotão no bairro das Damas. Amigos, familiares e autoridades acompanharam a solenidade que também promoveu os atuais bombeiros comunitários em atuação.
Foram 344 de horas/aula ou sete meses de Curso Avançado de Atendimento à Emergências (CAAE). Dos 31 alunos matriculados, oito desistiram durante o curso e 23 deles se formaram. A turma recebeu o nome de Alfredo Fachin. O urussanguense foi homenageado com uma placa que foi descerrada pela senhora Janice Carrer Fachin, ao lado do paraninfo da turma, o empresário orleanense Delton Baggio
Baggio, apadrinhou recentemente uma turma de Bombeiros Comunitários de Orleans há 15 dias. Foi homenageado, juntamente com o comandante do 3º Grupo de Bombeiros Militar, sargento Arnoldo Batista de Souza. “ Esses bombeiros comunitários estão se dando de si, fazendo do bom e o melhor para a sociedade, se colocando à disposição da comunidade na hora de salvar vidas. Isso memotiva a ser paraninfo novamente. Estou ajudando alguém que vai talvez salvar uma pessoa conhecida ou desconhecida, por isso ajudo como eu posso. Isso é gratificante”, comenta o empresário.
Primeiro colocado e sonho realizado
O montador de móveis Alessandro de Oliveira, de 23 anos, foi o primeiro colocado da turma de formados no curso. “ É um sonho de criança sendo concretizado. A oportunidade de entrar e ser bombeiro militar. Sigo estudando para ingressar como militar”, relata o morador de Urussanga ao ser homenageado durante o ato de formatura.
A entrega dos certificados foi realizada pelos padrinhos e familiares de cada Bombeiro Comunitário. Momento de emoção e agradecimento entre eles.
Logo após, o comandante interino da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, o tenente Samuel, destacou a importância da comunidade em fazer parte desta iniciativa e contribuir com o ingresso e formação de Bombeiros Comunitários. Aproveitou a oportunidade e solicitou o apoio dos gestores municipais de Cocal do Sul e Urussanga para concluir a montagem do novo caminhão adquirido para o atendimento de ocorrências. “Que possamos estar com este caminhão com carroceria e operante para atender as ocorrências nas duas cidades. Mesmo que tenha um quartel em um futuro breve em Cocal do Sul, Urussanga sempre será referência”
Junto à vice-prefeita de Cocal do Sul, Sirlene Scarpatto, o prefeito de Urussanga Gustavo Cancelier reforçou a gratidão a corporação e aos novos formados. “Agradecemos a todos vocês e o que precisarem e estiver ao nosso alcance, faremos o que for possível para atender a necessidade de vocês”, lembrou.
Por que ser Bombeiro Comunitário?
Willian Virginia Oliveira mora em Cocal do Sul e há oito anos atua como brigadista em uma empresa cerâmica da cidade. A vontade de ser militar e ampliar seus conhecimentos na área se intensificou com a entrada no curso. “Não tenho mais idade para a carreira militar e por isso me realizei como Bombeiro Comunitário”, destacou.
Já o vendedor Cléber Nichele, foi motivado por outra situação. “Desejo de salvar vidas e fazer o bem”, conta.
Para Vera Lúcia Piovesan Gonçalves, a idade não é empecilho na hora de servir ao próximo. Aos 58 anos, é conhecida na sociedade urussanguense pelo trabalho voluntário junto ao hospital e outras entidades. “Sempre gostei do serviço prestado pelos bombeiros. Agora aposentada, é uma realização pessoal poder integrar o Corpo de Bombeiros através do voluntariado. A família sempre apoiou minhas iniciativas e estarei à disposição sempre que precisarem junto a corporação”, conta na presença do marido Luiz Carlos Gonçalves e da filha Marina. “É uma das metas da vida dela. Sempre apoiamos”, enfatiza o marido.
Inscrições para nova turma até segunda (27)
O curso Básico de Atendimento à Emergências (CBAE) é necessário para iniciar o Curso Avançado de Atendimento à Emergências (CAAE) e se tornar um Bombeiro Comunitário. “É uma honra em formar mais uma turma. Mais um ciclo que termina de dedicação e esforços. Eles conciliaram o voluntariado com suas tarefas particulares e isso é desafiador. Agora estamos com o curso de atendimento básico aberto e convidamos os interessados”, destaca o coordenador dos cursos Soldado Henrique Figueiredo Duarte.
As inscrições se encerram nesta segunda-feira (27) e podem ser realizadas pela internet, neste link.
Os interessados necessitam atender alguns requisitos: ter no mínimo 18 anos até o início do curso, estar em dia com suas obrigações legais, ser alfabetizado e não ter concluído este mesmo curso (CBAE) em alguma organização de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Quanto aos documentos são exigidos: preenchimento da ficha de inscrição, apresentação de documento original com foto e cópia do mesmo, comprovante de residência e certidão negativa de antecedentes criminais original.
As aulas são ministradas pelo instrutor nas segundas, terças e quartas, entre 19h e 22h30min. O curso inicia no dia 03 e finalizam no dia 28 de abril.
Mais informações, no telefone 3403 1420.
[soliloquy id="214191"]