Foi inaugurada, nessa terça-feira (21), a Central de Videomonitoramento de São Ludgero, no Destacamento da Polícia Militar, uma parceira entre Executivo e Legislativo Municipal, Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero – Cegero e Governo do Estado no combate à criminalidade.
O comandante da 8ª Região de Polícia Militar, coronel Roberto Vidal Fonseca, disse que é bom ver a comunidade unida tratando da segurança pública. O comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Braço do Norte, major Marcos Aurélio Ramm, por sua vez, reforçou a importância do monitoramento local no trabalho diário da polícia.
Já o secretário regional da ADR de Braço do Norte, Ricardo Medeiros, enfatizou a saudável parceria firmada para a implantação da Central de Videomonitoramento no alcance das melhorias coletivas. O prefeito Volnei Weber reforçou o compromisso de todos através de ações práticas para inibir os criminosos.
Para o pleno funcionamento da Central de Videomonitoramento, já com cinco câmeras instaladas em pontos estratégicos na cidade, faltam apenas os agentes para realizarem o trabalho de monitoramento 24 horas por dia, compromisso assumido pelo Governo do Estado. Durante a inauguração, duas apresentações foram realizadas pela Polícia Militar, com a utilização de cão treinado para localizar drogas e armas.
A parceira
A implantação da Central de Videomonitoramento teve um investimento total de R$ 18 mil. Na proposta firmada no início de 2016, a Câmara de Vereadores, através do presidente na época, Jairo Luiz Borges, assumiu o compromisso de devolver o valor de R$ 13 mil para a compra de equipamentos, de materiais e do serviço de instalação.
Já a Administração Municipal ficou responsável por toda a parte legal e burocrática de aquisições e pagamentos para a implantação, a Cegero, por sua vez, com a doação de dois monitores, e, por fim, o Governo do Estado, a disponibilização dos agentes necessários para o monitoramento e atendimento ao público no destacamento, através do Comando da Polícia Militar de Santa Catarina.
Enquanto os agentes não chegam, houve um empenho do comandante do Destacamento da Polícia Militar local, 3º sargento Valdemir Alves, bem como do comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Braço do Norte, major Marcos Aurélio Ramm, junto aos seus superiores, em relação a recontratação de um policial reserva, que, desde o dia 13 de fevereiro de 2017, está realizando o trabalho de monitoramento e também de atendimento ao público, das 7 às 14 horas, de segunda à sexta-feira.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Município de São Ludgero