Lideranças do município de Lauro Müller continuam mobilizadas na luta a fim de proteger as áreas de terras do município de Lauro Müller para que não sejam inseridas no Parque Nacional de São Joaquim. Nesta quarta-feira (22) o prefeito Valdir Fontanella, juntamente com os dois líderes do movimento contra a ampliação do parque, Cláudio Lottin e Paulo César Freiberger, retornam a Brasília.
Uma audiência pública para discutir o assunto foi marcada para as 9h30min de quinta-feira (23). Os lauromüllenses estarão presentes e irão defender para que Lauro Müller não seja incluso na Medida Provisória 756/2016, que tramita no Senado Federal.
Na última quarta-feira (15) as lideranças lauromüllenses já estiveram na Capital Federal, onde participaram de uma importante reunião com deputados federais e senadores de Santa Catarina, além de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.
“Estamos unidos nesta causa para que outras pessoas não venham a explorar o que é nosso. Vamos defender até o fim para que esta ampliação não afete nosso território”, destacou o prefeito Valdir Fontanella.
No caso de Lauro Müller, com a alteração dos limites apresentadas desta vez pelo ICMBio, a área de 6,2 mil hectares, pertencentes ao Eco Museu Serra do Rio do Rastro, passaria a pertencer ao Parque Nacional de São Joaquim.
O Parque Nacional de São Joaquim é uma unidade de conservação federal sob gestão do ICMBio. Localizado na região serrana de Santa Catarina, o Parque foi criado por meio do Decreto Federal nº 50.922, de 6 de julho de 1961, assinado pelo então presidente da República, Jânio Quadros. A nova proposta, além dos limites altera também para Parque Nacional da Serra Catarinense, hoje chamado de Parque Nacional de São Joaquim.
Transmissão ao vivo
A audiência será transmitida ao vivo pelo site: http://www12.senado.leg.br/ecidadania
Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller