Geral

Desassoreamento de rio previne enchentes em Urussanga

Rio dos Americanos, na localidade de Baixada Fluminense, está sendo desassoreado.

Para prevenir os moradores de possíveis enchentes, a Prefeitura de Urussanga iniciou o desassoreamento do Rio dos Americanos, nesta segunda-feira, 12, na localidade de Baixada Fluminense. Uma escavadeira hidráulica é utilizada nos trabalhos, que recebem a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento. A limpeza do rio está sendo realizada em aproximadamente 3 km de extensão, compreendendo as imediações do Cemitério Municipal, passando pela região central e finalizando próximo ao Centro Poliesportivo.

Na manhã desta terça-feira, 13, o prefeito Municipal, Luiz Carlos Zen e o vice-prefeito, José Rogério Francisco dos Santos estiveram no local e acompanharam os trabalhos da escavadeira hidráulica. Conforme Zen, a população do Bairro Baixada Fluminense foi bastante atingida na última cheia, que ocorreu em janeiro de 2011. “Nesta enchente, tivemos dois locais com maiores prejuízos, os arredores do Rio Caeté e do Rio dos Americanos. A primeira etapa do desassoreamento já está concluída, que é uma parte do Rio Caeté, no Bairro Estação. Agora iniciamos a segunda etapa, com o desassoreamento do Rio dos Americanos. Com isso, queremos minimizar os problemas causados pelas cheias em Urussanga, aumentando o nível de segurança da população e evitando possíveis alagamentos”, explicou o prefeito.

A profissional de serviços gerais, Lindair Miotello, moradora da Baixada Fluminense, vivenciou os estragos trazidos pela enchente em 2011. Ela conta que perdeu praticamente tudo o que havia em sua casa, como móveis, roupas e utensílios. “Em questão de segundos, a água foi entrando e quando vimos estava batendo na janela. É muito triste perder tudo, é uma sensação de fraqueza, porque não dá para fazer nada, não tem como impedir”, fala emocionada. No entanto, apesar de todo o sofrimento, a moradora conta que os vizinhos começaram a articular reuniões para solicitar o desassoreamento do rio. O aposentado Altair Macari – morador da localidade – entregou a reivindicação ao prefeito e o respaldo foi positivo. “O prefeito foi prestativo, atencioso e se prontificou em nos ajudar. Agradeço em nome de todos os moradores, pois o trabalho que está sendo feito é excelente e tenho convicção que essa limpeza vai solucionar nosso problema”, conclui. A moradora Lindair Miotello faz questão de frisar que está “feliz da vida”, porque sabe que a água não entrará mais em sua residência.

Diene Lemos/Assecom Urussanga

[soliloquy id=”2136″]