Poder Legislativo

Edis pedem anulação da eleição da mesa diretora em Tubarão

Edis pedem anulação da eleição da mesa diretora em Tubarão

Foto: Divulgação / DS

Um mandado de segurança foi protocolado solicitando o cancelamento das eleições da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Tubarão.

O pedido, protocolado pela bancada do PMDB, foi realizado pelo não cumprimento constitucional da proporcionalidade partidária, como aconteceu em Braço do Norte e Gravatal, além de outras cidades.

A petição foi assinada pelos vereadores Douglas Antunes, Evaldo Campos (Socadinho) e Gilmar Machado (Cascão). Após o despacho do juiz, a bancada deve se pronunciar oficialmente.

O advogado dos vereadores de Tubarão é o mesmo que já obteve liminares nesse sentido em Braço do Norte e Gravatal, o ex-vereador em Braço do Norte, Bertilo Borba.

Os vereadores do PMDB de Tubarão esperam que a liminar anulando a eleição seja deferida já nesta segunda-feira, antes da sessão legislativa ordinária. O fato de os vereadores do PMDB terem ficado de fora da composição da mesa contraria o art. 58 da Constituição Federal, que assegura, tanto quanto possível, a proporcionalidade das bancadas na composição das mesas.

Em Gravatal, a Justiça concedeu mandado de segurança determinando a suspensão da eleição da mesa diretora, bem como a realização de nova votação. O caso é parecido com o que já ocorreu em Braço do Norte, onde a eleição da mesa também foi suspensa por não respeitar o princípio da proporcionalidade entre os partidos que mais elegeram vereadores. A liminar determinou a suspensão dos efeitos da eleição realizada em 1º de janeiro de 2017 para escolha da mesa diretora e das comissões permanentes da Câmara, bem como realização de nova votação, no prazo de 15 dias.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Vereadores aprovam proibição de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em Lauro Müller

Também foi aprovado Requerimento para que a prefeita compareça à Casa Legislativa para esclarecer sobre problemas de abastecimento de água no Guatá.