Em duas horas, choveu quase a média de um mês em Porto Alegre.
A caminho de Santa Catarina, o temporal já atinge o Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (12). Entre 5 e 7 horas, choveu 65 milímetros no Centro e bairros de Porto Alegre, pelo menos dois terços da média de chuva do mês caiu em duas horas na capital gaúcha.
No interior do Estado, situação crítica na região de Santa Maria, onde há 30 centímetros de água na pista da BR-392 e alagamentos em bairros. A chuva intensa passa pela Serra, Grande Porto Alegre e litoral norte. A Defesa Civil gaúcha emitiu “alerta laranja” ainda ontem para chamar a atenção para o risco dos temporais e alagamentos nas cidades, com elevação dos níveis de córregos e rios.
Para Santa Catarina, a Defesa Civil mantém o alerta de temporais para este domingo. Um aviso foi emitido na manhã desse sábado para possíveis temporais isolados, com pancadas fortes de chuva, raios e ventos acima dos 60km/h ao longo do domingo. É resultado de uma frente fria que vem do Rio Grande do Sul.
Ainda no alerta, a Defesa Civil chama a atenção para o risco de granizo em alguns pontos. Conforme o comunicado, o temporal deverá começar na madrugada de domingo, podendo se estender com variações por todo o dia. “São duas ondas de frio forte, esta de agora e uma mais intensa no final do mês. O verão está acabando mesmo”, projeta o climatologista Ronaldo Coutinho.
O frio está a caminho
Segundo Coutinho, as temperaturas já vão baixar na noite de domingo. “Em alguns pontos do sul fará 18 graus, chegando a 11 graus na serra”, sinaliza. O amanhecer de segunda e terça-feira será frio para os padrões da época, com mínimas entre 2 e 4 graus e geada na região serrana e 13 a 16 graus em Criciúma e municípios vizinhos.
Com informações do Portal Engeplus