Poder Executivo

Situação de emergência é decretada em Imbituba

Situação de emergência é decretada em Imbituba

Foto: Divulgação / Defesa Civil de Imbituba

Como já virou rotina, cidades da região sofreram com alagamentos e destruição causada pela chuva da última terça-feira. O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, decretou Situação de Emergência. Armazém também contabiliza danos.

Na cidade litorânea, diversos alagamentos aconteceram em muitas localidades, causando diversos problemas. Com o decreto, a prefeitura pretende garantir auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de recuperação dos danos causados pela chuva.

Rosenvaldo, em nota, disse que muitas equipes estão trabalhando para avaliar os danos e agir nos casos que necessitam de soluções emergenciais. “Nosso engenheiro fiscal da obra do acesso norte está analisando com a empreiteira a solução para evitar que a água continue entrando no bairro Vila Alvorada”, informou o prefeito.

No bairro Vila Esperança, o problema maior foi nas ruas em obras. “Estas ruas ainda não foram concluídas porque a gestão anterior não renovou as licitações em tempo hábil. Elas venceram dia 31 de dezembro e nova licitação teve que ser realizada. Ontem, concluímos o processo e vamos agilizar a assinatura do contrato para a conclusão o mais breve possível”, disse.

Durante todo o dia de ontem, o trabalho foi para levantar os casos mais graves. “As equipes da Infraestrutura, do Saneamento e do Demutran já estão em ação. As SDRs também, em atendimento das emergências”, garantiu o prefeito.

Nos bairros Divineia e Nova Brasília, segundo o chefe do Executivo, o problema é mais grave e tem solução mais complicada. “Na Nova Brasília precisa-se fazer toda uma obra de macrodrenagem. O investimento é alto, mas já estamos iniciando projeto. Na Divineia, toda a drenagem do bairro tem problemas, por ser muito antiga. A solução definitiva também será abrir tudo e refazer toda a drenagem”, completou.

Armazém

Na cidade de Armazém, a chuva passou acompanhada de raios e vento e gerou alagamentos em algumas ruas. O problema ocorreu principalmente no Centro da cidade, onde o sistema de escoamento não suportou o volume de água e transbordou. Já no bairro Olaria, o vento arrancou a cobertura de uma empresa, que foi parar a alguns metros de distância. Uma pessoa teve escoriações. Uma árvore também foi derrubada pelo vendaval, no bairro Alemanha.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.