Por cinco votos a quatro foi rejeitado na sessão desta segunda-feira (4), o requerimento de autoria dos vereadores do PMDB, Manoel Jades Izidorio, Helder Velho e Manoel Leandro Filho, solicitando ao Executivo Municipal que informasse a Câmara qual o cargo ocupado pela vereadora Heloisa Ramos Gazola, a Isa (PMDB) no período de 2009 a 2012, na Prefeitura Municipal de Lauro Müller; qual o valor do salário que era pago a ela; qual o seu local e horário de trabalho; e se existia alguma comprovação que ela comparecia para trabalhar (livro ponto, cartão ponto ou ponto eletrônico).
Os autores alegaram que as informações iriam esclarecer alguns boatos que circulam na cidade, que a vereadora não ocupou cargo na administração passada e sim prestava serviço voluntário.
A vereadora Soraya Curcio Librelato falou em nome do bloco que dá sustentação ao prefeito na Câmara e explicou por que votariam contra o pedido. “Nós vereadores da base aliada ao prefeito decidimos votar contra o requerimento por entendermos que as divergências internas do partido não devem ser resolvidas pela Câmara. E por que alguns vereadores estavam na Câmara na legislatura passada e se discordavam da atitude do ex-prefeito deveriam ter fiscalizado naquela época”, argumentou.
O vereador Manoel Jades Izidorio, o Maneca, rebateu: “Muito me entristece a atitude dos vereadores de situação de votar contra o requerimento, pois o que nós queremos é apenas esclarecer a população de um fato ocorrido na gestão passada e que eu não tinha conhecimento. Nada mais justo que a população estar a par dos acontecimentos. Nunca rejeitamos uma indicação ou um requerimento nesta Casa”, lamentou Maneca.
Votaram a favor do requerimento, os vereadores do PMDB, Helder Velho, José Artur Fernandes, Manoel Jades Izidorio e Manoel Leandro Filho. Os votos contrários foram dos vereadores: José Antonio De Bettio (PSDB), Ronaldo da Silva e Valmir Cesconetto, do PP, Soraya Curcio Librelato (PSD) e da presidente Heloisa Ramos Gazola (PMDB) que com o seu voto minerva, rejeitou o requerimento.
Confira as demais proposições discutidas na sessão desta segunda-feira:
Indicação de autoria do vereador José Antonio De Bettio (PSDB) para aumentar a fiscalização sobre o comércio ambulante praticado em todo território do município de Lauro Müller. Justificativa: É comum vermos todos os dias várias formas de comércio ambulante sendo praticado em nosso município, especialmente o de vendas de frutas, verduras e hortaliças. Porém temos recebido algumas reclamações e denuncias de que a maioria desses vendedores não possui licença junto da Prefeitura para comercializar os produtos em Lauro Müller. Desta forma esperamos que o setor de fiscalização adote as providências necessárias para que se cumpra o que determina o Código de Postura do município, artigos 141 a 147.
Indicação de iniciativa da vereadora Heloisa Ramos Gazola, a Isa (PMDB) para construção de uma capela mortuária no bairro Arizona. Justificativa: A despedida de nossos entes queridos sempre foi um problema para a nossa sociedade. Não bastasse a dor da própria despedida e o alto custo do enterro, as famílias tem que driblar a falta de local adequado para o velório. Por isso, pedimos ao Executivo Municipal que agilize a construção de uma Capela Mortuária com toda infraestrutura necessária, para atender à comunidade do Arizona e aliviar a dor daqueles que já estão com seus corações amargurados pela despedida de um ente querido.
Também da vereadora Isa, indicação para viabilizar a reforma dos brinquedos do parquinho instalado na Praça Celeste Losso. Justificativa: Diversos pais levam seus filhos para brincar naquele espaço, porém alguns brinquedos estão danificados e alguns deles oferecem risco eminente a segurança das crianças. É importante que o Executivo Municipal adote providências urgentes, antes que algo grave venha a ocorrer naquele local de lazer.
De autoria da vereadora Soraya Curcio Librelato (PSD), indicação para que a assessoria de planejamento da Prefeitura Municipal de Lauro Müller, elabore projeto de urbanização para ser desenvolvido no conjunto habitacional da Cohab do distrito de Guatá. Justificativa: Recentemente as ruas daquele conjunto habitacional receberam pavimentação com asfalto, porém é notória a necessidade de se promover outras melhorias naquela área, especialmente no que tange as questões de urbanismo. A realização deste pleito certamente contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Cohab de Guatá, que contarão com um ambiente melhor e mais organizado para a convivência de suas famílias.
Também da vereadora Soraya, requerimento ao deputado estadual, José Nei Ascari, solicitando que interceda junto ao Governo do Estado para a construção de um ginásio de esportes na localidade de Itanema, município de Lauro Müller. Justificativa: Nesta localidade, com exceção de um campo de futebol, não há uma quadra de esportes ou outros equipamentos esportivos para lazer da população. A construção deste ginásio trará a toda comunidade um espaço para que possam reunir-se com segurança para a prática de esportes e atividades em geral. A localidade de Itanema, geograficamente bastante isolada dos demais bairros da cidade, aguarda há muitos anos por um espaço apropriado para a prática esportiva. Por isso, faz-se necessário a construção do ginásio de esportes para o desenvolvimento esportivo, cultural e comunitário da crescente população do Itanema.
Outro requerimento da vereadora Soraya, ao deputado estadual, José Nei Ascari, solicita que ele interceda junto ao Governo do Estado para a implantação de cinco academias ao ar livre no município de Lauro Müller, sendo instaladas nos seguintes bairros: Itanema, Barro Branco, Arizona, Cairu e Guatá. Justificativa: Lauro Müller é um dos poucos municípios do Sul do estado que ainda não possui esses espaços de lazer e esporte. A implantação dessas academias ao ar livre vai estimular a prática de esportes nas comunidades indicadas para receber os equipamentos, democratizando o acesso ao esporte, proporcionando aos moradores um ambiente adequado para a prática do exercício físico e convivência, promovendo assim, melhoria na qualidade de vida e a conscientização para a importância das atividades físicas para a saúde, lazer e a integração no convívio social das comunidades.
Indicação do vereador Valmir Cesconetto (PP) para que sejam executadas obras de melhorias na Escola Municipal Quilômetro Um, como segue:
* Reforma e readequação dos banheiros, em especial a mudança de local das portas que dão acesso ao espaço de refeições.
* Instalação de calhas ou toldo na fachada frontal do prédio.
* Reforma de mourões e tela ao redor da quadra de esportes.
* Reforma do piso da quadra de esportes, que apresenta vários buracos.
* Retirar a Infiltração no reboco das paredes na sala do pré-escolar
* Pintura ou colocação de placa de identificação da escola.
Justificativa: Faz-se necessária estas reformas para que a referida escola não seja interditada pela vigilância e comprometa o ano letivo dos alunos.
Salienta o vereador de que na quadra de esporte os mourões estão colocando em risco a integridade física dos educandos e professores.
Ainda do vereador Cesconetto, indicação para implantação de drenagem pluvial, esgotamento sanitário e pavimentação da Rua Benício Fernandes Madeira, no bairro Cairu. Justificativa: A mencionada rua fica localizada na parte alta do bairro Cairu, que nos últimos anos vem crescendo com registro do aumento no número de moradores. Atualmente já são mais de cinquenta habitações. Porém a Rua Benício Fernandes Madeira, a principal via que liga a parte baixa do bairro a parte alta, carece de pavimentação e principalmente de redes de drenagem pluvial e de esgoto.
Indicação de autoria do vereador Manoel Leandro Filho, o Nél (PMDB) para o prefeito intervir junto a empresa responsável para que seja realizada a manutenção na repetidora da RBS TV, no distrito de Guatá. Justificativa: A população do distrito do Guatá está há dias sem captar o sinal da RBS TV. São inúmeras as reclamações por falta do serviço.
Requerimento de autoria do vereador Manoel Jades Izidorio, o Maneca (PMDB) ao doutor Vanderlei Damin, responsável pelo SAMU da região de Criciúma, solicitando que informe a Câmara: Qual o órgão responsável pelo repasse financeiro dos recursos do SAMU para o Município de Lauro Müller? E qual o montante dos recursos repassados mensalmente ao Município de Lauro Müller para o funcionamento do SAMU?