Orleans recebeu, na última semana, duas excursões de agricultores, lideranças rurais e técnicos. O objetivo foi conhecer experiências de destaque no setor agropecuário.
Na primeira, 17 agricultores de Tijucas/SC e três técnicos da Gerência Regional da Epagri de Florianópolis conheceram o trabalho do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças – SPDH aplicado ao cultivo de aipim e batata-doce.
Na oportunidade, eles visitaram a propriedade da família de Osmar e Marilene Fambomel, na comunidade de Taipa, onde é desenvolvido o cultivo de aipins e batata-doce de acordo com os princípios do SPDH e com orientação da Epagri de Orleans.
“O destaque do trabalho foi a melhoria no sistema de cultivo ao introduzir o SPDH, visto que não são mais necessárias a realização de capinas e as plantas estão com excelente desenvolvimento. Na propriedade ainda está sendo conduzida uma unidade para testar novas variedades de aipins e um trabalho de monitorando da mosca do broto, praga que ataca o aipim e a mandioca”, explicouo extensionista da Epagri de Orleans, Fabiano Alberton.
Já a segunda excursão, formada por dez apicultores da Associação dos Apicultores de Blumenau – BlumenApis, acompanhados de dois técnicos da Epagri do município, visitarem os apicultores da Associação de Apicultores de Orleans – AAPICOR, na comunidade de Taipa.
A visita contou com auxilio da Epagri de Orleans. Na ocasião, foi possível visitar a família Warmiling, referência na produção de mel no estado de Santa Catarina. O grupo conheceu a casa do mel e os investimentos realizados com aporte financeiro do Programa SC Rural, do governo do Estado, cujo projeto foi elaborado pela Epagri e beneficiou dez famílias associadas à Associação dos Apicultores de Orleans.
[soliloquy id="209435"]