Famosa nacionalmente pelos dias gelados de inverno, São Joaquim, na Serra catarinense, registrou 32,4ºC na tarde desta segunda-feira (20), informou a Central RBS de Meteorologia. A temperatura foi identificada na estação meteorológica bairro Santa Isabel. Em 2017, o município não havia registrado temperatura tão elevada, informou a Epagri/Ciram.
Segundo o órgão, esse calor é atípico para a cidade. “Essa temperatura chega por uma massa de ar quente e seco, com pouca nebulosidade na região”, disse o meteorologista Clóvis Correa. A estação que registrou esta temperatura tem altitude de 1.037 metros.
Entretanto, não é possível afirmar que essa é a temperatura mais alta já registrada na cidade. A estação onde houve a medição está em funcionamento há poucos anos.
Na principal estação meteorológica da cidade, na região central do município e com altitude mais baixa, os termômetros marcaram 29,2ºC nesta segunda. Essa possui histórico de mais de 50 anos de medições de temperatura. A mais alta ali registrada foi em 25 de fevereiro de 1973, com 30,1°C.
Conforme a Epagri, a média de temperatura dos últimos dois anos para a cidade em fevereiro é de 27,6ºC. Já em janeiro, ficou em 27,5ºC.
São Joaquim é conhecida pela neve. Em 2016, houve registros do fenômeno em abril, em junho, em julho e até mesmo agosto.
Outras temperatura altas no estado
De acordo com a Epagri/Ciram, outras cidades da Serra também tiveram altas temperaturas nesta segunda, como Lages com 31ºC e Urupema com 29ºC.
Outras regiões também tiveram altas temperaturas, como 36,5°C em Caibi, no Oeste catarinense, 34,5°C em Blumenau, no Vale do Itajaí, e 32,3°C em Florianópolis, informou a Central RBS de Meteorologia.
Ainda de acordo com a Central RBS, a massa de ar quente deve manter esse calor nos próximos dias em Santa Catarina.
Todo esse calor ajuda a formar nuvens carregadas, que isoladamente podem causar chuva um pouco mais forte entre o turno da tarde e a noite.
Com informações do site G1/SC