Esta semana acontece algo extremamente importante para o país, muito embora a mídia não tenha dedicado espaços nobres da sua programação para destacar evento de tão grande significação para a sociedade: a volta à aulas. Inicia-se uma nova etapa na vida de milhões de crianças, jovens e adultos que buscam nos bancos escolares, na sabedoria dos mestres e no convívio social o seu crescimento pessoal, profissional e intelectual, pois o que faz a diferença no avanço dos países é a qualificação das pessoas.
Falar de educação é ter consciência que ela é um processo de toda a sociedade, não apenas da escola, uma vez que influencia a todos, a todo tempo, em qualquer lugar ou situação, das mais variadas maneiras. Nela encontramos os caminhos para integrar o ser humano com toda a sociedade, sua evolução, sua situação, progressos, enfim a vida em todas as suas dimensões. Acontece em todos os lugares, a todo o momento, pois todos influenciamos e somos influenciados, educamos e somos educados: escola, família, igreja, meios de comunicação, empresas, amigos etc.
É preciso que a sociedade acorde para essa realidade, pois é comum atribuirmos à escola os problemas que acontecem na sociedade. A educação não pode acontecer apenas no espaço oficial da escola, uma vez que a aprendizagem é compromisso de todos. A escola é um dos tantos responsáveis pelo crescimento do ser humano que recebe influências de tudo o que há ao seu redor. Por isso, para educar é preciso apoiar-se em três tempos: passado, presente e futuro. No passado buscamos as experiências como referencial para compreensão do presente, preparando o cidadão para os desafios do futuro.
Vivemos numa sociedade que muda muito rapidamente, por isso além de competência intelectual, do domínio do conhecimento, é necessário que as pessoas tenham visão de mundo, busquem novos caminhos que possibilitem o crescimento tanto pessoal quanto profissional. Isso é compromisso de todos os segmentos sociais em parceria com as instituições de ensino. A educação precisa ser tratada com seriedade em qualquer lugar do mundo, pois é o caminho fundamental para dar ao cidadão condições de fazer suas escolhas na busca de uma vida plena de realizações e consequentemente ser uma pessoa feliz.
Sejam todos bem-vindos ao fantástico mundo do conhecimento!