Os estabelecimentos devem ser vistoriados na próxima semana
Após um mês da tragédia na boate Kiss em Santa Maria (RS), onde 239 jovens perderam a vida e dezenas ficaram feridos, o reflexo da força-tarefa realizada pelos órgãos competentes fiscalizando bares e boates continuam. Os próximos alvos da Polícia Civil serão os motéis e hotéis. Os estabelecimentos devem ser vistoriados na próxima semana.
Segundo o delegado regional, Jorge Koch, as fiscalizações em casas noturnas seguem sendo realizadas de forma rigorosa.
“A Polícia Civil não vai liberar alvará de forma alguma se não tiver vistoria. O episódio de Santa Maria nos deu um novo olhar sobre a segurança que as casas noturnas devem oferecer ao público”, diz.
Impedir a presença de adolescentes
Em relação, principalmente aos motéis, o foco é impedir a entrada de adolescentes nestes estabelecimentos. Koch conta que das 17 casas vistoriadas, oito ainda estão fechadas se adequando aos procedimentos de segurança. “Os maiores problemas identificados foram às em portas laterais, dos fundos, falta de extintores, recarga de extintores e material altamente inflamável”, enumera.
Igrejas também serão vistoriadas
O chefe da sessão de Atividades Técnicas do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, tenente Henrique Piovezam, adianta que o próximo passo será a fiscalização de igrejas.
“O trabalho de vistoria segue constante, não só nas casas, mas no comércio e indústria. No mínimo 26 estabelecimentos já foram inspecionados. Há problemas com alteração do local sem constar no projeto, decorações, iluminação de emergência e material com poder alto de propagação das chamas em caso de incêndio”, conclui.