A obra do Mercado Público de Laguna segue parada no momento. O problema, segundo a prefeitura da cidade, decorre de uma pendência em relação à obra do Memorial Tordesilhas, que está vinculada aos trabalhos no Mercado.
As informações são da secretária municipal de Planejamento, Silvania Cappua Barbosa, que destaca que a gestão atual se deparou com a pendência ao assumir. “Os recursos para o Mercado Público e para o Memorial estão vinculados e a Fundação de Cultura descobriu esta pendência em relação a um projeto do Memorial Tordesilhas, que foi enviado ao BNDES com alguns problemas”, conta.
Conforme a secretária, hoje a Fundação de Cultura acelera o processo para resolver a situação e liberar os recursos que faltam para a obra.
No ano passado, já se sabia que a obra depende da liberação de um valor em torno de R$ 2,8 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
Em julho de 2016, a gestão de Everaldo dos Santos apontou que a pendência estava sendo solucionada e que a obra deveria ser finalizada em um prazo de 60 dias, o que não ocorreu.
O problema, porém, é anterior e, em março do ano passado, as obras do Mercado Público de Laguna seguiam em ritmo lento em função da falta de liberação de recursos do BNDES, já em função de pendência na documentação.
A ordem de serviço foi assinada em abril de 2014 e o prazo contratual é de 36 meses para a finalização da obra, ou seja, se encerra neste ano. O deck é a parte mais complexa da obra, pois precisa de fases como desassoreamento e estaqueamento. É para esta etapa que também está destinada a maior parte dos recursos do BNDES. No total, serão investidos R$ 3.779.742,16, por meio da Lei Rouanet.
Com informações do Jornal Diário do Sul