Somente neste fim de semana, 100 casos de queimaduras por água-viva foram registrados em Jaguaruna. Em Laguna, também houve alguns casos, no entanto, sem números exatos.
De acordo com o comandante do 3º Grupo de Bombeiros Militar – GBM de Jaguaruna, subtenente Aquilson Fernandes Machado, os registros de casos de queimaduras por água-viva foram principalmente na praia do Mar Grosso, em Laguna, e nas praias de Jaguaruna. “Não foi um grande número em comparação com o início do ano, mas teve bastantes casos de pessoas queimadas com água-viva. Somente em Jaguaruna foram 100. Na Cidade Juliana, não tenho o total, mas houve alguns registros no Mar Grosso”, explica.
Na primeira semana do ano, foram cerca de 970 casos registrados. “Assim, o número deste fim de semana não é tão grande e não estamos considerando surto”, ressalta o comandante.
No caso de queimaduras, orienta ele, a pessoa deve passar vinagre no local atingido. “O vinagre contém ácido acético, que neutraliza a queimadura. O que não pode ser feito é lavar com água doce nem esfregar o local. Se a vítima tiver alguma reação, deve procurar imediatamente cuidados médicos.”
Projeto Golfinho
Crianças de 8 a 13 anos podem participar do Projeto Golfinho, que no próximo fim de semana (dias 10, 11 e 12) ocorre na praia da Figueirinha, no Arroio Corrente, em Jaguaruna. O comandante do 3º Grupo de Bombeiros Militar – GBM de Jaguaruna, subtenente Aquilson Fernandes Machado, explica que as inscrições podem ser feitas no posto de guarda-vidas, gratuitamente.
“O projeto orienta para a prevenção de acidentes aquáticos, como queimaduras de água-viva, por exemplo, e sensibiliza para as questões do meio ambiente. As atividades ocorrem das 8h30 às 10h30, e os participantes recebem camiseta, boné e certificado”, convida.
Com informações do Jornal Diário do Sul