Escolas contempladas com o programa, de Cocal do Sul e Urussanga, encerraram as matrículas nesta segunda-feira.
Em parceria firmada entre o Governo do Estado, Instituto Ayrton Senna e Instituto Natura, 185 alunos já realizaram suas matrículas e deverão ingressar no Ensino Médio Integral na região Sul.
As instituições contempladas com o programa, EEB Professor Padre Schuler, de Cocal do Sul, e EEB Caetano Bez Batti, de Urussanga, iniciam as aulas na próxima segunda-feira (13), acompanhando as demais escolas da rede estadual de ensino.
“A nova proposta para o ensino médio integral é um desafio para todos nós, gestores e professores. Com este novo método queremos diminuir principalmente, a evasão escolar, que tem aumentado muito nos últimos anos”, comenta a Gerente Regional de Educação, Jucilene Fernandes.
Com turmas de alunos entre 14 e 16 anos, as aulas deverão estimular a criatividade, além do envolvimento ativo dos alunos com a comunidade. Haverá também a aulas baseadas na construção de projetos. Um deles é o Projeto de Vida, que levará os jovens a pensar, planejar e começar a construir sua trajetória pessoal, com o apoio dos professores e da família.
De acordo com a diretora da EEB Professor Padre Schuler, Karla Scarpato, a expectativa é grande para a próxima segunda-feira, 13, início das aulas. “Estamos felizes com este projeto e principalmente pela procura dos pais na matrícula dos filhos. A proposta é encantadora, eles vão se sentir autores, protagonistas da história. Será um grande investimento na vida pessoal e profissional destes alunos”, revela.
Entre as 61 escolas estaduais dos 12 municípios da Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma, as duas escolas que apresentaram interesse farão parte do projeto que é piloto no estado de Santa Catarina. Ao todo, 16 escolas estarão aptas a aplicar o ensino médio integral. A nova proposta de Ensino Médio em Santa Catarina irá além da ampliação do tempo de aulas.
O diferencial será ampliar as oportunidades de formação dos jovens e, além do ensino das disciplinas tradicionais (como português, matemática, história, geografia etc.), ela também desenvolverá nos estudantes valores e competências essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional, como colaboração e responsabilidade, entre outras.
Colaboração: Paula Darós Darolt / Comunicação 20ª ADR