Os funcionários do Hospital São José – HSJ rejeitaram greve por conta do atraso dos salários. Foram 323 votos contrários, enquanto 226 votaram a favor da paralisação, em assembleia concluída no início da noite desta segunda-feira.
Assim, a categoria aceita a proposta da direção, que pagou hoje 75% dos vencimentos de janeiro e os demais 25% serão quitados no dia 15. “Os trabalhadores optaram por esperar até o dia 15, dar esse voto de confiança. Se o pagamento não sair no dia 15, daí voltamos a tratar da mobilização”, confirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (SindiSaúde), Cléber Cândido. “Neste mês, somente o São José atrasou o pagamento. Os demais hospitais pagaram em dia”, enfatiza o sindicalista.
Na última conversa entre a direção do HSJ e o sindicato, nessa sexta-feira, foi repassada a proposta hoje avalizada pela maior parte dos funcionários. Desde então, a diretoria demonstrava confiança de que a categoria pudesse aceitar a forma de pagamento, o que acabou de fato ocorrendo."Ainda devemos também para fornecedores e médicos", reforça a irmã Terezinha Buss, vice-diretora do hospital.
A grave situação do HSJ, que segue atendendo apenas urgências e emergências, será tratada nesta terça-feira, em audiência do prefeito Clésio Salvaro com o secretário estadual de Saúde, Vicente Caropreso. Na reunião, Salvaro proporá o repasse da gestão do hospital ao Estado.
Com informações do Portal Engeplus