Fundação atribui queda na qualidade da água do mar às chuvas da semana. Dos 214 locais monitorados, 119 foram considerados adequados.
Quase metade dos pontos do litoral catarinense monitorados pela Fundação do Meio Ambiente – Fatma foram considerados impróprios para banho, conforme relatório divulgado nesta sexta-feira (3). De acordo com a fundação, as fortes chuvas ao longo da semana contribuíram para o aumento de locais impróprios. A análise foi feita entre segunda (30) e quinta-feira (2).
Na semana passada, eram 71 pontos de banho listados como impróprios, de um total de 214. Desta vez, são 95 impróprios, o que representa 44,4%.
“As águas levam os resíduos das ruas para a praia. Acreditamos que os números devem melhorar na próxima coleta”, declarou o técnico de Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva.
Em Florianópolis, 56% pontos foram considerados próprios. Já no restante do litoral, o índice é de 55,4%. Confira o relatório completo.
Na terça-feira (31), a Fatma chegou a emitir um alerta pedindo que os banhistas não entrassem no mar por pelo menos 24 horas, em todo o litoral catarinense. Segundo a fundação, havia o risco de contaminação por microorganismos que são levados pelas enxurradas até as praias. Nesta sexta (3), a fundação informou que a medida já foi suspensa e que os banhistas podem se orientar pelo novo relatório.
Como é feita a análise
Para determinar se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes. Após cinco coletas consecutivas, o resultado é obtido. Um ponto só pode ser considerado próprio quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros.
Cidades monitoradas
Os pontos analisados ficam nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Piçarras, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.
Com informações do site G1/SC