A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC) defendeu em rede nacional, no programa de rádio A Voz do Brasil, nesta terça-feira, projeto de sua autoria que visa criar um sistema de transparência na fila de espera por consultas, exames e cirurgias via Sistema Único de Saúde – SUS.
“Seria um portal da transparência do Ministério da Saúde. É bem viável tecnicamente”, comentou a deputada, que já foi secretária de Saúde de Criciúma e garante que os municípios possuem infraestrutura técnica para alimentar um sistema aos moldes do que ela propõe.
“Para receber recursos do SUS, os municípios precisam cadastrar cada atendimento. Logo, é possível sim a fila com atualização digital e pesquisa nacional”, reforçou a parlamentar. Outra intenção citada pela deputada Geovânia é evitar que os apadrinhamentos e a corrupção possam permitir que a fila seja furada. "O prefeito Clésio Salvaro já me disse que, independente do nosso projeto nacional, ele vai instituir esse sistema em Criciúma", adiantou.
O projeto foi protocolado na Câmara Federal no fim de 2016, e com o fim do recesso parlamentar, hoje, a deputada planeja acelerar a tramitação.do processo, que vai às comissões e depende da indicação de relatores.
Com informações do Portal Engeplus