Educação

Elcio e Guilherme são novamente empossados como reitor e vice do Unibave

Com o objetivo dar continuidade aos excelentes resultados obtidos, Elcio Willemann e Guilherme Valente de Souza foram novamente empossados como reitor e vice-reitor do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, para o período de 2017 a 2020, em cerimônia realizada nesta terça-feira (24).

Esta se trata da segunda gestão. O primeiro mandato dos dirigentes ocorreu no período de 2013 a 2016. Os presentes lotaram o Centro de Vivência do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. Autoridades de todo o estado, familiares e a comunidade em geral prestigiaram a solenidade.

A cerimônia contou também com apresentações musicais, com o maestro Paulovik Debiasi e a professora Fernanda Zanette de Oliveira, e apresentação dos integrantes do grupo de dança do Unibave, acadêmica do curso de Piscicologia, Caroline Willemann, filha do reitor Elcio Willemann, e acadêmico do curso de Educação Física, Lucas Moro, interpretando a valsa Recordando, composta pelo maestro orleanense José Evaristo Nunes, abrilhantando o evento.

O ato solene de posse foi presidido pelo professor Luiz De Noni, que ocupa as funções de coordenador do curso de Ciências Contábeis e diretor executivo e membro do Conselho Diretor da Fundação Educacional Barriga Verde – Febave, mantenedora do Unibave. Estiveram presentes na oportunidade, o diretor de Políticas de Planejamento Educacional, representando a Secretaria de Estado de Educação, Gilberto Luiz Agnolin; e o reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE,  professor Günther Lother Pertschy, representando o presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe,  professor Sebastião Salésio Herdt.

Os prefeitos e vice-prefeitos de Orleans, Lauro Müller e Armazém, Jorge Koch e Mário Coan, Valdir Fontanella e Pedro Barp e José Benjamim Arent e Luiz Paulo Rodrigues Mendes, respectivamente, também acompanharam o ato. Além deles, o presidente da Câmara de Vereadores de Orleans, Lucas Librelato, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Orleans, Gustavo Loli, o presidente da Associação Empresarial de Orleans – Acio, Ubirajara Pickler, e membros do Conselho Diretor e Curador da Febave, mantenedora do Unibave, tais como o vereador Antônio Dias André, o Geada, e o ex-prefeito de Orleans, professor Valmir José Bratti.

O público que acompanhou a cerimônia também foi formado por vereadores, reitores de universidades de Santa Catarina e pró-reitores, coordenadores, diretores, professores e secretários acadêmicos dos cursos existentes no Unibave de Orleans e de Cocal do Sul.

“O maior destaque do nosso município e região é o Unibave”

Em seu pronunciamento, o reitor Elcio Willemann enalteceu os trabalhos realizados pelo centro universitário. “Sem sombra de dúvidas, o maior destaque do nosso município e região é o Unibave que, por intermédio de suas ações, vem oportunizando a muitos jovens e seus familiares a realização de sonhos e projetos de vida. Diante disso, o nosso encargo, como gestores de Instituição de Ensino, aumenta consideravelmente, forçando o diálogo e o confronto de ideias em busca dos melhores resultados à comunidade acadêmica”, afirmou.

“É certo que o Unibave não é uma grande instituição, principalmente se considerarmos o número de cursos, alunos e sua arrecadação ou se compararmos com grandes universidades. Porém, temos que dar conta de requisitos regimentais e operacionais necessários à boa formação de nossos acadêmicos. Dessa forma, os nossos dirigentes, obrigatoriamente, precisam assumir uma carga de trabalho muito maior que outrem e fortemente empenhados com o diálogo, com a presença, com a parceria, com a transparência e, é claro, com a eficiência. Nossa entrega, ou seja, o resultado de nossa atuação, tem que ser perfeita para podermos elevar e preservar a nossa pequena notável Unibave”, acrescentou.

O vice-reitor, por sua vez, enalteceu que pretende continuar com a trajetória de crescimento do Unibave. "O que eu espero é elevar ainda mais o nome do nosso Unibave, ser reconhecido ainda mais longe. Alguns esforços estão trazendo alunos de fora, inclusive. Já tivemos transferências de aluno do estado de Amazonas e isso é importante destacar. Por isso, queremos cada vez mais enaltecer e elevar o nome do Unibave. Prezamos muito também por fazer parcerias com empresários, não só de Orleans, mas também da região. Isso nos ajuda bastante a consolidar a nossa marca e, como consequência, contribui para continuarmos revertendo essas parcerias em serviços voltados à comunidade. Para isso, precisamos do apoio de todos, pois sozinhos não chegaremos fortes aos resultados. Precisamos do apoio para unir forças e vencermos todas as batalhas que vão surgindo no dia a dia. Muito obrigado", declarou Guilherme Valente de Souza.

O prefeito Jorge Koch também fez uso da palavra e se colocou à disposição, adiantando que já busca melhorias para a instituição. "Orleans, com 23 mil habitantes, já é tão grande no mundo universitário. Nós não temos vergonha de ir a Lages, Criciúma ou Tubarão, pois nós somos vistos de igual para igual com as universidades instaladas nestes locais. Eu me pergunto: 'só 23 mil habitante e somos tão fortes?' Isso acontece porque nosso povo trabalha, nosso povo tem orgulho. Olhem a riqueza que tudo isso envolve: Museu ao Ar Livre, Esculturas do Paredão, Centro de Educação Infantil Social Otilia Debiasi. Por isso, nesta noite, quero parabenizar à Febave, ao Unibave e a todos os envolvidos na concretização destes resultados".

O presidente do ato solene de posse, professor Luiz De Noni, também aproveitou para parabenizá-los e para deseja-los sucesso. “Me honra, neste momento, presidir o ato solene de posse. Nos últimos quatro anos, esteve à frente, o professor Elcio. Pessoa íntegra, honesta, que conheci e aprendi a respeitar e a admirar. Soube conduzir esta instituição e os vários desafios colocados, solucionando com maestria todos os obstáculos, auxiliado pelo vice-reitor, professor Guilherme, e todos os colaboradores da instituição, respaldados pelo apoio do Conselho Diretor e Curador. Professores Elcio e Guilherme, novos desafios e obstáculos estão colocados à frente, exigindo formas de agir diferentes, preparando para os próximos dez anos. Zelar sempre pelo patrimônio social e cultural, manter a qualidade do ensino, ampliar a pesquisa e atividades de extensão através de parcerias com prefeituras, associações empresariais e sociais e difundir atividades culturais são ações que sempre colocadas em cheque quando se pensa em sustentabilidade da instituição”.

História

A Fundação Educacional Barriga Verde – Febave, que, há 42 anos contribui para o desenvolvimento regional e local, instituiu e manteve o Centro Universitário Barriga Verde – Febave, instituição de educação superior que é referência para os municípios das Encostas da Serra Geral. Isso é resultado de um trabalho educativo que contempla as necessidades e os desejos de crescimento da região.

A trajetória da instituição é marcada por alguns atos. Em 2004, a aprovação do credenciamento do Centro de Educação Superior e, em 2006, a transformação do Centro de Educação Superior em Centro Universitário, com a criação do Unibave com sede em Orleans e campus em Cocal do Sul, como instituição de educação superior multicampi, mantida pela Febave. Com isso, surgiu o Unibave, que, nesta data, vive mais um momento importante em sua história.

A instituição vem crescendo, abrindo portas, firmando parcerias e oferecendo educação superior de qualidade, comprometida com a região e conectada às ações globais, prezando pelo desenvolvimento social. Diante de seus princípios, mantém atividades contínuas e permanentes, como forma de solidificar e concretizar sua missão, que é promover educação que possibilite atender às necessidades humanas de forma sistêmica, criativa e sustentável.

Em sua trajetória evolutiva, o Unibave continua se consolidando como uma base na região das Encostas da Serra, projetando uma proposta arrojada, por meio da qual pretende intensificar uma formação que estimule os acadêmicos a inovar e empreender, aplicando os conhecimentos apropriados nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela instituição para continuar contribuindo com o desenvolvimento do ambiente em que vivem.

[soliloquy id=”205739″]