Balneário Arroio do Silva e Passo de Torres estão na lista.
Os banhistas que procuram as praias no Litoral Sul do Estado, devem evitar cinco pontos, considerados impróprios para banho. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (20), em um novo relatório de balneabilidade realizado pela Fundação do Meio Ambiente – Fatma.
Conforme a análise, Balneário Arroio do Silva possui dois pontos: a 100 metros do arroio e na própria foz do arroio junto ao mar.
Em Passo de Torres, mais dois pontos. Os banhistas devem evitar o local próximo ao braço morto do Rio Mampituba e a Praia de Passo de Torres, próximo à Rua Vinte de Maio.
Mais a norte, Imbituba contabiliza o último ponto impróprio do litoral sul. A Praia do Porto, à esquerda do molhe central continua imprópria para banho.
Enquanto isso, Balneário Rincão e Laguna foram aprovadas na última análise, inclusive na Prainha do Farol. Todos os locais estão aptos, assim como as outras cidades avaliadas pela Fatma.
Ao todo em Santa Catarina, 76 dos 214 pontos em praias e balneários analisados estão impróprios para banho. Com relação ao relatório passado, quando eram 66 pontos impróprios, houve uma piora na balneabilidade.
Para determinar se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes. Após cinco coletas consecutivas, o resultado é obtido. Um ponto só pode ser considerado próprio quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros.
Confira aqui a listagem completa de balneabilidade.