O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias.
O governador Raimundo Colombo ficou consternado com a morte do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, ocorrida nesta quinta-feira (19). O ministro estava em uma aeronave de pequeno porte que caiu em Paraty, no Litoral fluminense. “Era cidadão de extraordinário equilíbrio e bom senso que sempre ajudou Santa Catarina. Estou muito triste, pois o ministro tinha um papel a importante neste momento pelo qual o Brasil está passando”.
Colombo lembrou que Teori Zavascki foi fundamental na renegociação da dívida dos estados e sempre esteve disposto a ajudar as demandas de Santa Catarina. O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias. (Veja vídeo ao fim da matéria)
O ministro catarinense
Teori Zavascki nasceu em 15 de agosto de 1948, em Faxinal dos Guedes, no Oeste catarinense. Além de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2012, ele presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) entre 2001 a 2003 e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral na década de 1990.
Graduou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1972. Era mestre e doutor em Direito Processual Civil pela UFRGS.