No ano passado, um dos destaques foi a primeira corrida de rua da Satc em Turvo.
Os bons resultados obtidos no esporte em 2016 são o incentivo para realizar novas ações no ano que se inicia. A tradição de subir ao pódio em modalidades como atletismo, handebol, basquete e xadrez, entre outros, será buscada em 2017.
“Esse é um trabalho de base, que desenvolvemos nas aulas de educação física e nas oficinas esportivas. Os resultados mostram essa tradição da Satc de valorizar o esporte”, pondera o coordenador de educação física da Satc, professor Antônio Luiz Soratto, o Toninho.
A prática esportiva é estimulada em um evento tradicional, o Sábado Esportivo, organizado pelos professores de educação física da escola. Foram 13 edições em 2016 na sede de Criciúma e também nas unidades de Turvo e Orleans.
Jovens atletas da escola subiram ao pódio em várias oportunidades. “Foram bons resultados conquistados em competições municipais, regionais e estaduais”, ressalta Toninho.
Nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) o pódio veio para as equipes de handebol masculino e feminino, basquete feminino, futsal feminino, xadrez feminino e atletismo. Segundo Toninho, a final do handebol masculino dos Joguinhos está sub judice. “São José e Balneário Camboriú brigam para estar na final com nossa equipe. Essa partida vai ficar para 2017”, afirma.
Primeira corrida de rua
A manhã gelada de 17 de julho marcou a primeira corrida de rua da Satc, em Turvo. Mais de 400 corredores amadores e profissionais participaram da prova. “Foi incrível. Tivemos crianças de 6 e 7 anos correndo 200 metros, competidores profissionais nos percursos nos dois percursos”, lembra. A intenção é repetir a prova em 2017.
Incentivos
A parceria da escola com a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma segue no basquete feminino e handebol, nos dois naipes. Além disso, a modalidade para cadeirantes também conta com a parceria da Judecri. Segundo Toninho, a Satc incentiva e mantém o contato com os times de rugby, punhobol e futebol americano.
“Na parte de prevenção queremos continuar com a ginástica laboral, realizada com os funcionários da Satc, que atuam nos serviços gerais, limpeza, laboratórios e professores dos ensinos médio e técnico. Os resultados foram bem expressivos”, assegura. A ginástica laboral é realizada duas vezes por semana, reduzindo o índice de lesões por esforço repetitivo entre os colaboradores da instituição.
Colaboração: Redação Portal Satc
[soliloquy id=”205032″]