A sessão solene de instalação da 18ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Orleans e de posse dos 11 novos vereadores foi realizada às 18 horas deste domingo, dia 1º de janeiro, nas dependências da Casa Legislativa.
A cerimônia teve como presidente o vereador mais experiente, Antônio Dias André (PMDB), o Geada, e contou com a presença do prefeito e vice-prefeito, Jorge Koch (PMDB) e Mário Coan (PSDB), respectivamente, que também foram empossados.
Após o compromisso solene e a assinatura do termo de posse, a palavra foi concedida por cinco minutos a um vereador de cada partido com assento na Casa Legislativa. Antônio Dias André representou o PMDB, Hildegart Thessmann Durigon o PSDB, Udir Luiz Pavei o PSD, Osvaldo Cruzetta o PP e Edson Ribeiro o PR. Veja neste link os pronunciamentos completos.
O mandato será entre 1º de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2020. Os vereadores empossados são: Antônio Dias André, Edson Ribeiro, Hildegart Thessmann Durigon, Lucas Canever Librelato, Mirele Cruz Debiasi Périco, Osvaldo Cruzetta, Paulo Canever, Pedro João Orbem, Rodinei Pereira, Udir Luiz Pavei e Valentin Bardini Sobrinho.
Posse do prefeito e vice-prefeito
Em ato contínuo, foi dado início ao ato de posse do prefeito e vice-prefeito eleitos e diplomados em Orleans. Após a sessão, os presentes participaram de uma missa na Igreja Matriz Santa Otília e, em seguida, da cerimônia de transmissão de cargo no Paço Municipal, com início às 20 horas.
Eleição da mesa diretora
Na oportunidade, também foi aprovada por unanimidade a única chapa registrada para a eleição da Mesa Diretora durante o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro. Com isso, Lucas Canever Librelato (PSDB) foi eleito o novo presidente. Valentin Bardini Sobrinho (PMDB), Mirele Cruz Debiasi Périco (PSDB) e Edson Ribeiro (PR) integram a Mesa Diretora como vice-presidente, 1ª secretária e 2º secretário.
O presidente da Câmara de Vereadores de Orleans, Lucas Canever Librelato, fez uso da tribuna. “Tenho a responsabilidade de manter a Câmara de Vereadores no centro das decisões do nosso município. Renovo aqui o meu compromisso de bem servir o cidadão orleanense. No que depender de mim e sob a minha presidência, não existirá situação ou oposição, mas sim uma casa harmônica, um ambiente respeitoso, trabalhando unidos em favor do município e das pessoas que aqui residem. Vamos aliar a juventude dos que chegam com a experiência dos que aqui continuam e vamos fazer com que as pessoas tenham orgulho das nossas ações”, afirmou.
[soliloquy id=”202961″]