Laguna, Pescaria Brava e Tubarão foram as cidades mais atingidas.
O forte temporal entre tarde e noite desta quinta-feira (29), deixou várias cidades alagadas na região da Amurel. Segundo informações da Defesa Civil, moradores de Laguna, Pescaria Brava e Tubarão foram os mais afetados. Quanto ao volume de chuva, a Defesa Civil Regional afirma que os números são incertos em função de pancadas isoladas que acontecera nestas cidades.
Em Tubarão, o trânsito ficou intrafegável momentaneamente nos bairros Dehon, Oficinas, Centro, Humaitá, Vila Moema, São Martinho (vide vídeo a seguir) e outros. A água invadiu estabelecimentos comerciais e casas.
Conforme o coordenador regional da Defesa Civil Anderson Martins Cardoso, houve escorregamento de encostas nos bairros São Bernardo e Fábio Silva. Cerca de 14 famílias foram orientadas e estão sobre monitoramento do órgão.
O trânsito foi afetado na SC-370. Na BR-101, em função do grande volume de água que atingiu a região, o trânsito na rodovia ficou parado.
Em Laguna, ruas na região da Praia do Mar Grosso (vide vídeo a seguir) foram tomadas pelas águas. Há a informação também de queda de postes em alguns locais. Em Pescaria Brava, a chuva também trouxe prejuízos e pontos estão sendo monitorados pela Defesa Civil. A situação é incerta de momento e o órgão realiza o levantamento dos danos.
Já na região do Braço do Norte, situações pontuais e sem maiores danos, segundo a Defesa Civil Municipal. Na região serrana, em Bom Jardim da Serra, houve alagamento entorno do CTG Presilha da Serra.
A previsão da Epagri/Ciram é de tempo instável com condições de chuva em todo o Estado, moderada a forte em alguns momentos, com alerta para alto volume de chuva do Planalto ao Litoral, na madrugada e manhã.
Volume de chuva
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, foram registrados os seguintes números sobre o volume de chuva das últimas 24 horas pelo Estado (maior para o menor):
SANTA ROSA DO SUL 108 mm
ARARANGUÁ 101 mm
TURVO 96 mm
LAGUNA 86 mm
PRAIA GRANDE 84 mm
CHAPADÃO DO LAGEADO 80 mm
JACINTO MACHADO 79 mm
BALNEÁRIO GAIVOTA 74 mm
SOMBRIO 65 mm
PRAIA GRANDE 61 mm
ABELARDO LUZ 60 mm
BLUMENAU 58 mm
NOVA TRENTO 57 mm
[soliloquy id=”202760″]