O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, pode entrar em greve no próximo sábado. O motivo é o atraso no pagamento dos valores referentes ao salário e décimo terceiro dos funcionários. A situação preocupa especialmente porque se trata de um período no qual a Cidade Juliana fica cheia de turistas.
O salário de novembro, que deveria ter sido pago até o quinto dia útil de dezembro, está com 15 dias de atraso, e o décimo terceiro deveria ter sido pago até o último dia 20. De acordo com a presidente do hospital, Regina Ramos dos Santos, os funcionários que estão sem receber deram um prazo, sexta-feira à meia-noite, para que os valores entrem nas contas, ou os serviços serão paralisados, mantendo apenas os atendimentos de urgência e emergência.
“O problema que ocorre é que o Ministério da Saúde não repassou os valores de pagamento dos atendimentos do SUS de novembro, e é com este recurso que nós efetuamos o pagamento dos funcionários. Já fizemos contato e estamos buscando agilizar o pagamento, e em 48 horas deve haver uma resposta”, afirma Regina.
O valor devido está em torno de R$ 500 mil. “É comum que no fim do ano ocorram atrasos no repasse do Ministério da Saúde, porque tem uma questão de adequação e orçamento, mas nunca houve um atraso de tanto tempo, o que acabou nos afetando muito”, lamenta a presidente.
Prefeitura
Ao longo deste ano o hospital já passou por outras dificuldades financeiras. Uma delas ocorreu em função da redução de cirurgias eletivas, quando o governo do Estado anunciou o fim dos mutirões desses procedimentos. O repasse mensal da prefeitura de Laguna também ficou atrasado por vários meses, acarretando muitos problemas. “Em relação a isso o problema foi resolvido, pois entramos na Justiça com um pedido de bloqueio de contas contra a prefeitura”, conta Regina.
Com informações do Jornal Diário do Sul