A Polícia Civil de Imbituba indiciou, por crime de abandono de incapaz, os pais de uma criança de 2 anos encontrada pela Polícia Militar – PM por volta de 12h30min desta segunda-feira, sozinha em casa por quase cinco horas. Segundo a PM, o menino foi encontrado chorando, sujo de fezes e aparentemente com fome e sede.
A PM foi acionada por vizinhos que relatavam “que a criança estaria chorando a manhã inteira”. Depois de os policiais o entrarem na casa, na localidade de Arroio do Rosa, eles alimentaram e hidrataram a criança com banana e água. Posteriormente, uma conselheira tutelar foi acionada, deu banho no menino e o levou até um abrigo vinculado ao Conselho Tutelar.
Os pais, que são da Paraíba e estão em Imbituba há dois anos, tinham ido ao centro da cidade e chegaram em seguida. Eles tiveram que prestar depoimento na delegacia. Segundo o delegado Raphael Giordani, o pai está desempregado, recebendo o seguro-desemprego, e a mãe é do lar. Caso a promotoria acolha a denúncia e eles sejam condenados, poderão, além de perderem a guarda do filho, cumprir pena de detenção de seis meses a três anos.
“Eles confessaram que deixaram a criança sozinha. Penso eu que foi mais por descuido do que por intenção. Declararam que saíram por volta das 8 horas, com a criança dormindo, foram ao banco, mercado e retornaram por volta do meio-dia. Todavia, a omissão também é punível e já estão indiciados por abandono de incapaz. O inquérito encontra-se em fase de relatório e aguardando perícia técnica.
Com informações do Jornal Notisul