Política

Justiça Eleitoral oficializa posse dos candidatos

Prefeitos, vices e vereadores de nove municípios receberam diploma e estão oficialmente aptos para assumir seus cargos no dia 1° de janeiro.

Foto: Lysiê Santos/Notisul.

Foto: Lysiê Santos/Notisul.

“O povo vai esperar uma resposta dos senhores e se não vier darão uma resposta nas urnas”, declara o juiz da 33ª Zona Eleitoral da Comarca de Tubarão, Eron Pinter Pizolatti, na abertura da solenidade de diplomação dos 101 candidatos eleitos dos nove municípios que compõe a 33ª e 99ª zonas eleitorais. 

Ontem à noite, o Centro Integrado de Artes da Unisul, no bairro Dehon, da Cidade Azul, recebeu os novos gestores que administrarão Tubarão, Pedras Grandes, Treze de Maio, Jaguaruna, Sangão, Capivari de Baixo, Gravatal, Armazém e São Martinho. Cada candidato recebeu o diploma das mãos dos magistrados e de autoridades do judiciário que participaram da cerimônia.

Após discurso do juiz eleitoral, a diplomação iniciou com os candidatos eleitos ao poder legislativo. E o primeiro vereador a receber o documento foi Emerson Moraes Machado – PP de Armazém, que alcançou 570 votos nas urnas.

A primeira etapa de diplomação dos parlamentares foi encerrada com o discurso do edil mais votado de Tubarão, Gelson José Bento – PP, com 2.089 sufrágios. “Nós, vereadores, temos um compromisso de honrar a todos os eleitores que depositaram sua confiança. Sabemos que é importante a integração entre os poderes legislativo e executivo, e mesmo com a base aliada do prefeito Joares, cumprirei meu papel de fiscalizar a administração municipal”, garante o vereador. 

Em seguida, o prefeito eleito de Jaguaruna, Edenilson Montini, abriu a etapa de diplomação dos novos gestores municipais da 33ª e 99ª, encerrando com a diplomação do prefeito de São Martinho, Robson Jean Back – PMDB, vencedor com 1.566 votos. O prefeito eleito de Tubarão, Joares Ponticelli – PP, ressaltou a importância do trabalho dos novos administradores municipais durante seu pronunciamento representando todos os prefeitos diplomados na cerimônia. “Neste momento, as bandeiras partidárias devem ser enroladas. A partir de 1º de janeiro, vamos encarar a difícil missão de assumir a administração pública, a qual enfrenta dificuldades no país. Teremos o desafio de resgatar a credibilidade da política, que está tão desgastada, e trabalhar para reduzir custos”, resumiu Ponticelli. Eron encerrou a solenidade agradecendo a todos que contribuíram para que o pleito tivesse êxito em outubro.

“Agradeço a todos e ressalto ao prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, que sou um dos milhares de cidadãos tubaronenses que têm grandes expectativas com sua administração”, revela o juiz.

Prefeito eleito de Sangão não foi diplomado

Com o registro de candidatura negado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o prefeito eleito de Sangão, Castilho Silvano Vieira – PP, não recebeu a diplomação. Ele é o atual gestor na cidade e exerce o cargo até 31 de dezembro e, a partir do dia 1º, o presidente da Câmara de Vereadores, que provavelmente será Anderson de Souza – PP, assumirá a cadeira até outra decisão da justiça eleitoral.

“Recebi o convite para participar da cerimônia, mas a oposição entrou com mandado de segurança pedindo a anulação da minha diplomação. Já entramos com recurso e vamos aguardar a decisão da justiça. Estou confiante e seguimos de cabeça erguida”, relata Castilho, que complementa que há possibilidade de nova eleição no município caso o recurso seja indeferido.

Com informações do Jornal Notisul