Inicialmente três pastas contarão com gestores: Administração e Finanças, Transportes e Obras e Educação. Gestora da saúde será conhecida na sexta (23).
O prefeito eleito de Orleans, Jorge Koch e o vice Mário Coan apresentaram na tarde desta segunda-feira (19), os primeiros secretários municipais para a gestão que inicia a partir de janeiro de 2017. Três nomes foram anunciados e um quarto será conhecido na próxima sexta-feira (23).
O motivo do anúncio de um número reduzido dos nomes está relacionada a situação financeira da cidade. “Eu entendo que a folha de pagamento do mês de janeiro está arrebentada. A atual administração já deixará uma grande dívida para nós e eu não quero inchar a folha em janeiro e não ter condições de pagar salários”, destaca Koch.
Os secretários que assumirão a partir do dia 2 de janeiro são: Mário Coan, na atividade de vice prefeito, com o acúmulo da Secretaria de Administração e Finanças, Euclides Pilon na Secretaria de Transportes de Obras e Lindékson Resin na Educação.
Já na secretaria de saúde, Koch afirma que o nome da gestora será apresentada na próxima sexta-feira (23). “Recebemos diversas propostas de nomes de fora para ocupar a pasta da saúde. Entendemos que tem que ser alguém que entende da área e seja da cidade. Alguém que já atue na secretaria de saúde e assim será feito”, afirma Koch.
Em março, deverão ser chamados os novos secretários para outras duas áreas de importância, segundo Koch. Assumem Rosilândia Rocha Librelato, a Landi na Secretaria de Assistência Social e Luíz Cristóvão Crocetta na Secretaria de Agricultura.
Ainda foram anunciados os nomes de Gabriel Sampaio como assistente especial de Gabinete e já anunciad, o advogado Dr. Mairon Eing como procurador da prefeitura municipal. Jair Wagner deverá assumir o cargo de secretário adjunto de administração e finanças durante os primeiros meses de governo.
Durante a entrevista coletiva, Jorge Koch e Mário Coan divulgaram oficialmente o número de funcionários da prefeitura de Orleans: são 536 efetivos, 41 comissionados e 110 contratados temporariamente. A intenção do novo Governo Municipal é reduzir o número de comissionados para 25 e contratados para 80.
[soliloquy id=”201928″]