Na quinta-feira, 15/12, o reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt. recebeu estudantes do Curso de Gestão Universitária do Instituto de Gestão e Liderança Universitária – Iglu.
O Iglu foi criado, em 1983, pela Organização Universitária Interamericana – OUI; desde então, dezenas de gestores da Unisul já passaram por esta formação. Os cursos oferecidos refletem na formação e no aperfeiçoamento profissional dos líderes das universidades membros que tenham interesse em desenvolver ou atualizar conhecimentos e habilidades em gestão. As atividades são elaboradas em conformidade com os princípios orientadores da OUI: interamericanidade, integração no âmbito sociocultural, cooperação interuniversitária e autonomia institucional responsável.
A Unisul tem 28 dirigentes Igluístas. “Por dois motivos a Unisul aposta na formação de gestores nos cursos Iglu: a qualificação permanente e a criação de uma rede de conhecimento entre os gestores das Américas”, enfatiza o Reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt.
OUI e Unisul: integração
São quase 900 universidades integradas em toda a América. O Conselho Regional da Organização Universitária Interamericana no Brasil é composto pelo vice-presidente regional; cargo exercido pelo Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luis Carlos Cancellier; Secretário Regional Executivo e vice-presidente suplente, cargo exercido pelo reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt; e os conselheiros: reitor da Universidade Federal Fluminense, Dr. Sidney de Matos Mello; reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto e reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Waldemiro Gremski.
Dirigentes/alunos do Curso de Gestão Universitária do Instituto de Gestão e Liderança Universitária:
Todos os anos o Iglu oferece um curso para dirigentes universitários. Os dirigentes/alunos precisam desenvolver um projeto de intervenção dentro da própria universidade. Eles percorrem as aulas, participam de debates, recebem orientações e voltam para as universidades de origem para realizar as aplicações do aprendizado. Vieram 15 alunos de seis países: República Dominicana, Costa Rica, México, Colômbia, Equador e Panamá. Eles escolheram a Unisul pela gestão estratégica, gestão de processos e gestão de desenvolvimento tecnológico que a universidade exerce.
“Dentro da perspectiva da Unisul empreendedora e global, a colaboração nesta rede consolida a universidade com uma participação determinante”, destaca o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Rodrigues Marcelino.
Colaboração: Assessoria de Imprensa Unisul