Educação

Presos criam arte com projeto de acadêmica da Fucap

Foto: Jailson Vieira/Notisul

Foto: Jailson Vieira/Notisul

Com o intuito de realizar um trabalho de ressocialização com presos de Tubarão, a acadêmica de pós-graduação em história social, Raiane Alves David, da Faculdade Capivari – Fucap, desenvolveu um trabalho pioneiro com oito apenados no Presídio Regional, no bairro Bom Pastor.

“Algumas pessoas que me antecederam buscaram realizar ações com os detentos, porém, não tiveram autorização. Fui feliz em apresentar este projeto, o qual foi prontamente aceito pelos representantes da justiça”, comemora.

A jovem desenvolveu com artesanato durante dez dias com os reeducandos. Os artistas tiveram supervisão e orientação da acadêmica para produzirem navios, miniárvores natalinas, cestas, garrafas decoradas e até minicasas. Os trabalhos estão expostos e são comercializados no hall da Fucap. Os valores dos produtos saem conforme a oferta do cliente.

“O montante arrecadado com as vendas serão revertidos para os detentos adquirirem mais material para outros trabalhos como este. Desta forma, o tempo passará mais rápido e sem dúvida ajudará na ressocialização. Foi compensador”, frisa Raiane.

A atividade foi realizada em uma sala de aula reservada aos detentos dentro da unidade prisional. “A educação e a ocupação são primordiais. Acredito que, com esta iniciativa, pude contribuir com eles. Neste curto espaço de tempo o grupo desenvolveu muitas habilidades. Quem sabe é uma atividade que poderá ajudá-los financeiramente após saírem da cadeia”, prospecta a acadêmica.

Com informações do Jornal Notisul