Devoção a Nossa Senhora da Conceição teve início com os imigrantes e se perpetua até hoje no município.
A devoção e a fé a Nossa Senhora da Conceição sempre estiveram presentes na vida de Angelina da Silva de Brida, mais conhecida por Coca. Desde pequena, quando morava na comunidade de Santana, no interior de Urussanga, ela levava todos os dias até a imagem da santa uma rosa e rezava o terço. A fé na padroeira do município foi herdada dos pais e desde então a acompanha por toda a vida.
“Eu digo que amo a Imaculada Conceição desde o ventre da minha mãe e isso foi me acompanhando durante toda a vida. Esse grande amor que tenho pela virgem Maria é pelo fato dela ser a mãe de Jesus, aquela que caminha com o povo, que intercede junto ao seu filho por todos nós”, explica Angelina que já atuou como ministra da Eucaristia por 10 anos, além de ter sido voluntária como catequista por mais 20 anos.
A devoção que a acompanhou desde pequena foi repassada para toda a família. “Nós montamos uma empresa e demos o nome de Recauchutagem Nossa Senhora da Conceição. Ela sempre nos ajudou, converso sempre com ela. É uma verdadeira mãe”, comenta Coca. “Até os meus filhos são devotos da Imaculada Conceição. Sempre que eles saíam, chegavam em casa, beijavam a imagem da santa e depois iam nos cumprimentar. É uma fé que foi repassada para todos”, comenta Angelina.
A devoção faz com que ela, todos os anos, auxilie nos evento que são realizados em Urussanga para festejar a Padroeira do município.
Celebrações na igreja matriz
De acordo com o pároco da igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga, padre Jiovani Manique Barreto, a devoção a Imaculada Conceição teve início ainda com os imigrantes italianos. “Inicialmente a padroeira do município foi nossa Senhora do Caravaggio, porém, alguns anos após a fundação do município, ela foi mudada para Nossa Senhora da Conceição”, aponta padre Jiovani.
Há aproximadamente 130 anos que a padroeira é festejada na cidade. “Nós preparamos uma grande festa todos os anos. Já foram realizadas nove dias de novena e nesta quinta-feira, dia dedicado a ela, haverá uma missa solene às 10h, com a consagração das crianças à Nossa Senhora. Depois da celebração será realizado um almoço festivo no Centro Comunitário da Matriz”, aponta o padre. “Nós festejamos a padroeira que é aquela que intercede junto a Deus pela sua paróquia”, complementa.
Com informações do Portal DNSul