A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans foi tranquila nessa segunda-feira (5). Dois vereadores fizeram uso da tribuna e, na Ordem do Dia, um Projeto de Decreto Legislativo e uma Indicação foram aprovados por unanimidade.
Osvaldo Cruzetta (PP), o Vá, foi o primeiro a usar a tribuna. Ele questionou a vereadora Elisabete Menegasso Bagio (PSD) sobre uma preocupação reportada a ele por pais de alunos do município. “Eles têm me procurado para saber se não vai haver combustível para os ônibus para fazerem transporte escolar para os alunos que ficarem em recuperação”, contou.
Elizabete Menegasso Bagio (PSD) respondeu. "Vou repassar as informações que tenho, já que a Secretaria de Educação não dispõe de secretário em exercício. Foi uma decisão tomada pela Administração Municipal de encerrar as atividades no dia 9 quando completam os 200 dias letivos para todos os alunos. Houve a comunidade, até onde tenho o conhecimento, às escolas. Algumas se adequaram ao calendário, outras não. Diante do fato de que o Governo do Estado tem débito com algumas parcelas no repasse do transporte escolar e a dificuldade em pagar os prestadores de serviço, o prefeito tomou essa decisão. Infelizmente, após o dia 9, para os alunos que ficaram em prova final, pela primeira vez em Orleans, não haverá ônibus", disse ela.
O vereador Udir Luiz Pavei (PSD), o Dija, por sua vez, completou a resposta. “O secretário de Administração nos colocou que, em visita à Amrec, em Criciúma, se comprometeram a fazer o depósito de dois meses que estavam atrasados. Parece que, possivelmente, a Prefeitura ainda vá bancar mais essa semana, desde que eles façam isso. Ele tem lá garantido que, até o dia 16, eles farão esse repasse. Se eles fizerem isso, com certeza, essas crianças vão ter o transporte”, garantiu.
Ao usar a tribuna, Dija repassou mais informações da Administração Municipal. “Eu gostaria de alertar quanto à precariedade das estradas. Aquela tão sonhada chuva que nós aguardávamos chegou, mas chegou com abundância. A estrada, que já estava ruim, acabou ficando pior. Eu quero tranquilizar os moradores dos bairros e também das comunidades. Em conversa hoje com o secretário em exercício Edesio Berger, houve o comprometimento de colocarmos as máquinas em funcionamento para que a gente possa resolver essa situação em todo município, patrolando as estradas gerais em um primeiro momento, que é o que a gente quer colocar em ordem, até porque estamos no fim de ano e temos uma preocupação grande quanto ao pagamento do décimo terceiro e folha de pagamento, que sempre foi uma prioridade desta administração”.
Ordem do Dia:
Foram aprovados por unanimidade:
Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2016, que nomina como Rua Archângelo Campos a rua com inicio na SC-390 e término na propriedade de Itamar da Rosa, localizada na comunidade de Santa Clara, em Orleans.
Indicação nº 40/2016, autor Osvaldo Cruzetta (PP), que solicitar ao Legislativo que elabore Decreto Legislativo nomeando a Rua 152 (ao lado da antiga Granja Sueli), no Bairro Rio Belo, como Rua Abílo Hoffmann.