Clima

Volume de chuva do fim de semana é considerado fora do previsto

São Ludgero já registra prejuízos; clima instável continua

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A chuva que cai em Santa Catarina neste fim de semana superou todas as previsões, conforme o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego. Choveu muito nas últimas 24h, principalmente em cidades na região da Grande Florianópolis e Litoral Sul do estado, e a previsão aponta continuidade do clima chuvoso e instável no decorrer deste domingo e parte da segunda-feira.

Por conta disso, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para riscos de deslizamentos de terra em alguns pontos, especialmente nos municípios de Imbituba, Garopaba, Florianópolis, Palhoça, Tubarão, Timbé do Sul, Nova Veneza, São José, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos.

A orientação do órgão é para que seja observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas de residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Caso haja alguma dessas situações, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Na manhã deste domingo, em São Ludgero, famílias foram retiradas de suas casas após o desmoronamento de uma rua por conta da cheia do rio. O vento persiste de quadrante Sul mais intenso na área litorânea, de forma moderada com eventuais rajadas.

Confira abaixo os dados de estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) sobre o volume de chuva na região Sul catarinense até às 9 horas deste domingo:

Timbé do Sul – 130 milímetros
Nova Veneza – 125mm
Criciúma – 106mm
Tubarão – 136mm
Laguna – 109mm
Araranguá – 83mm
Orleans – 104mm
Santa Rosa de Lima – 147mm
Garopaba – 139mm

Em contraste, no extremo Norte, choveu apenas 6 milímetros na região de Joinville, segundo Sônego.

Com informações do Portal Engeplus