Geral

São Ludgero ganha prêmio estadual por modelo de tratamento de água

O município está entre as treze empresas e instituições escolhidas para o 18º Prêmio Fritz Müller, ao lado de BMW Brasil, Celesc e Grupo Malwee.

Foto: Bertoldo Weber - Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Ludgero

Foto: Bertoldo Weber – Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Ludgero

O município de São Ludgero receberá no próximo dia 08 de dezembro a maior premiação do Estado, em reconhecimento ao case de sucesso em prol do meio ambiente: o Prêmio Fritz Müller. A premiação é uma iniciativa da Fundação de Meio Ambiente do Estado (Fatma)  e acontece na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) ao lado de grandes empresas como BMW Brasil, Celesc e Grupo Malwee.

A ideia, que coloca a cidade junto a 12 empresas e instituições de renome, foi inscrita na categoria “Tratamento de Efluentes”. O projeto trata do reuso da água utilizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

Conforme a administração municipal, esse sistema acabou com o desperdício hídrico de aproximadamente 1,2 milhões de litros de água mensalmente. Agora, com o sistema de reaproveitamento implantado nos tanques de tratamento, cerca de meio dia de abastecimento da cidade de São Ludgero é reutilizado. A cidade consome, em média, 2,4 milhões de litros diariamente.

“A verdade é que a conscientização ambiental, a sustentabilidade, em nosso município, cresce cada vez mais com atitudes práticas e nós da Administração Municipal estamos fazendo a nossa parte. Estamos abertos a parcerias saudáveis com entidades e empresas privadas. O reuso da água da ETA e o projeto 100% Esgoto Sanitário Tratado no perímetro urbano e meio rural são dois exemplos que tem maiores impactos positivos ambientais. Os parabéns a equipe do Samae que pesquisou e buscou conhecimento para implantação do sistema”, ressalta o prefeito Volnei Weber.

O investimento municipal com recursos próprios foi de R$ 600 mil e está funcionando desde o início de 2016.

O prêmio

O Prêmio leva o nome do ambientalista e padre alemão, Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu por 45 anos em Blumenau e foi reconhecido mundialmente por seus estudos.

Conheça os vencedores do 18º Prêmio Fritz Müller:

Gestão Ambiental – Ministério Público de Santa Catarina

Reciclagem – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif)

Conservação de Insumos de Produção (energia) –  Celesc Distribuição

Conservação de Insumos de Produção (água) – Máster Agropecuária

Educação Ambiental – Consórcio Itá

Recuperação de Áreas Degradadas –  Enercan

Agricultura Sustentável – Epagri (Frei Rogério)

Tratamento de Efluentes – Prefeitura Municipal de São Ludgero

Controle de Poluição Atmosférica – Portonave – Terminais Portuários de Navegantes

Resíduos Sólidos – BMW do Brasil

Gestão Socioambiental – Celesc Geração

Produto Ecológico – Grupo Malwee

Turismo Ecológico e Sustentável – Instituto Alouatta

 

Colaboração: Bertoldo Weber – Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Ludgero