Evento ocorre no campus da Universidade e no Parque das Nações.
Debates sobre raça, gênero, classe e empoderamento feminino, feira de empreendedorismo e atividades culturais vão marcar a 4ª Semana da Consciência Negra da Unesc. O evento ocorre de 16 a 22 de novembro, com programação que prevê atividades no campus universitário e no Parque das Nações.
A abertura da semana ocorre no dia 16, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Universidade, com a mesa-redonda “Raça, Gênero e Classe”, com Hertz da Conceição Dias. Licenciado em História, Dias é mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão.
A programação segue com um sarau de poesia no hall dos blocos XXI da Unesc, dia 17, no período noturno. Já no dia 19, a partir das 14 horas, ocorre no Parque das Nações de Criciúma a 1ª Feira AfroEM – Feira de Afroempreendedores Sul Catarinense, o Picnic Afro Coletivo e as rodas de Samba, Capoeira, B.Boy e de Danças Urbanas.
No dia 21, às 19 horas, na sede da Aprofucri, no campus da Unesc, ocorre um show e diálogo com “Cores de Aidê” (AfroReggae) sobre empoderamento feminino negro, com a professora doutora da Unesc e do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), Fernanda Lima. O evento encerra no dia 22, às 19 horasm na sede da Aprofucri, com uma palestra com a coordenadora da Área Técnica da Saúde da População Negra na Secretaria de Saúde de Porto Alegre, enfermeira Eliana Oliveira Soares.
A Semana da Consciência Negra da Unesc é uma realização das pró-reitorias de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, organizada pelo DIDH e NEAB (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Minorias) da Unesc.
A iniciativa conta com a parceria do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e Setor de Arte e Cultura da Universidade, Coletivo Chega de Racismo, Anarquistas Contra o Racismo, curso de História e Núcleo de pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania da Unesc. Tem ainda o apoio das UNAs (Unidades Acadêmicas) SAU (Ciências da Saúde), CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), CSA (Ciências Sociais Aplicadas) e HCE (Humanidades, Ciências e Educação).
Colaboração: Milena Nandi / Comunicação Unesc