Geral

Eliane Revestimentos conquista 5º Prêmio Catarinense de Círculos de Controle da Qualidade

Com projeto que aprimora produção da cerâmica, empresa conquistou o 1º lugar entre 14 empresas de todo o estado.

Propondo novas ideias a fim de aprimorar o processo produtivo da cerâmica, a Eliane Revestimentos conquistou o 1º lugar do 5º Prêmio Catarinense de CCQ – Círculos de Controle da Qualidade.

Entre 14 empresas de todo o estado, o grupo Engetec, da unidade Eliane Porcellanato, de Criciúma, venceu a disputa com o projeto “Dispositivo Pega Bolha das Prensas”.

A premiação aconteceu na última semana durante o 18º Encontro Catarinense de CCQ, em São Bento do Sul, reunindo mais de 30 empresas que possuem programas internos de melhorias e integram o Núcleo Catarinense de Promoção do CCQ.

Para conquistar o 1º lugar, o grupo passou por outras três etapas com elaboração de projeto escrito, exposição do projeto in loco e apresentação no dia do evento. “Foi uma superação para a equipe enfrentar um público de mais de 640 pessoas, de diversos ramos da indústria, com ideias tão brilhantes. Não tínhamos noção do tamanho do CCQ e da importância do evento para o estado, e com certeza abriu nossa mente e nos enche de orgulho. O projeto acabou abordando todas as competências da empresa e isso certamente contribuiu ao sucesso”, revela osupervisor e padrinho do grupo, Radamez Darolt. “Somos gratos pela oportunidade de representar a Eliane e trazer este título para a empresa, agora nosso desafio é manter o grupo motivado, com novas ideias, pensando sempre na melhoria contínua”, complementa.

O grupo Engetec propôs um dispositivo que identifique a presença de bolhas na cerâmica de forma ágil, reduzindo os impactos causados pelo problema.

Com o projeto, implantado na produção da unidade Porcellanato em outubro do último ano, a empresa registrou uma economia anual de R$ 144.000,00. “A dificuldade de identificar bolhas após a prensagem é comum na cerâmica. Desenvolvemos um equipamento inovador com a experiência, criatividade e trabalho em equipe. Além de beneficiar a produção, outras vantagens adquiridas foram a redução de riscos de acidentes por cortes com o material queimado e redução de descarte de resíduos no meio ambiente”, explica Darolt.

O grupo faz parte do Programa de Melhorias Eliane, que visa o estudo de melhoria contínua dos produtos, processos internos e satisfação do cliente.

Além do Engetec, a Eliane também foi representada durante o evento pelo grupo New Ideias, que participou com exposição do projeto “Otimização do Processo de Troca de Rolos dos Fornos”.

Colaboração: Alissa Steilen De Moraes – Assessora de Comunicação da Eliane S.A

[soliloquy id=”195644″]