Política

Investir e diversificar: a proposta do novo prefeito de Treviso

Após 12 anos, o empresário Jaimir Comin (PP) retorna ao cargo de prefeito da menor cidade do Sul do Estado, projetando mudanças significativas a curto, médio e longo prazo.

O empresário Jaimir Comin (PP) leva consigo a experiência de ter comandado a prefeitura de Treviso por duas vezes (1997/2000 e 2001/2004) e, agora chega ao seu terceiro mandado projetando mudanças significativas a curto, médio e longo prazo para que a menor cidade do Sul do Estado continue crescendo em todos os setores.

Eleito nas eleições municipais com 1.997 votos (51,9%), Comin inicia seu mandato mesmo ainda sem receber a diplomação. Intensifica contatos políticos, empresariais e institucionais para começar o pleito em 2017 com garantias que contribuirão na sua gestão como prefeito.

O Portal Sul In Foco ouviu o prefeito que retorna ao cargo após 12 anos. Ao lado do seu vice-prefeito Rodrigo Fenili (Birilo), o prefeito Comin aposta em duas medidas que, segundo ele, é de extrema importância à cidade: investir e diversificar. Acompanhe a seguir:

Como o senhor avalia o pleito eleitoral deste ano, no qual o senhor sagrou-se vitorioso e, eleito pela maior parte dos eleitores?

A nossa coligação enfrentou o poder econômico. Foi muito desgastante. O período eleitoral foi mais curto, mas prevaleceu a democracia e a vontade do povo que era a verdadeira mudança. Isso mostrou nas urnas que o povo não estava contente e deu o resultado favorável a nossa grande coligação.

Quais as principais reivindicações que o senhor e sua equipe ouviram dos eleitores durante a campanha eleitoral?

Constatamos em pesquisa e visitas domiciliares que o emprego é a principal necessidade da população. Em janeiro, vamos solicitar à Câmara de Vereadores o apoio fundarmos a Secretaria de Industria e Comercio. Constatamos que 39% dos entrevistados na pesquisa pendem emprego, principalmente das mulheres. Prontamente, já conversamos com um empresário que pretende trazer em breve mais uma indústria para Treviso. Iremos trabalhar forte nesta linha.

Quais as prioridades do seu governo e o planejamento para a nova gestão?

Iremos iniciar os trabalhos com a nossa equipe da nossa coligação.  Iremos conversar com todos os vereadores. Vamos mostrar a população a situação que se encontra administração municipal, para ver de que formas pegamos e, a partir daí, iniciarmos o trabalho nos diversos setores.

Treviso é conhecida pelo carvão e, principalmente por suas belezas naturais. Para o setor turístico, quais as intenções?

A natureza contemplou Treviso e este potencial precisa ser explorado de forma eficiente e consciente. Vamos remodelar a praça, contemplando uma rua cobertura e uma feira no conjunto. Acreditamos que desencadeará a gastronomia, a cultura e essa indústria do turismo no município.

Como o senhor e sua equipe pretendem atuar na geração de novos empregos e, consequentemente, na melhora da renda do trevisano?

O que a população mais pede é emprego e vamos trabalhar. Vamos contatar nossos empresários e mostrar nossos potenciais para atraí-los. Temos que adquirir mais áreas de terra e doá-los aos empresários. Criar uma nova lei de incentivos fiscais para mostrar que estamos aberto e precisamos das industrias para fomentar novos empregos. Hoje a economia, 75% da economia é o carvão. Precisamos diversificar a economia. Tudo o que vier gerando emprego é bem-vindo.

Qual o foco da administração?

Vamos tomar conhecimento da situação da prefeitura e partir daí vamos dar sequência ao trabalho. Temos uma parceria com a SATC já programada e, outras iniciativas para contribuir no crescimento de Treviso.

E a nova composição da Câmara de Vereadores?

Por dois mandatos fui prefeito na cidade e a população nos concedeu o terceiro. Sempre estivemos de bem com a Câmara e não será diferente para dialogar. Buscar ideais para o bem da cidade. Na nossa coligação, temos um acordo firmado e será cumprido. O primeiro ano do legislativo será do PSB.

E o vice?

Ele é um parceiro e um amigo. Pessoa do bem. Estará presente no Paço Municipal. Lá estará também em um gabinete e juntamente com sua assessoria, nos ajudará a governar. Precisamos estar juntos e de mãos dadas para que as ações se concretizem.

Equipe de governo: como fica?

Iremos definir os nomes nos próximos dias. Temos uma grande coligação e vamos ouvir a todos. Temos compromisso. Cada partido irá indicar o seu nome.   Pessoas capacitadas e competentes que irão fazer parte do nosso governo para fazer a verdadeira mudança. Acreditamos que juntos, seremos mais fortes, ouvindo as pessoas. Tenho certeza que este novo governo atenderá os anseios da população que fez a verdadeira mudança porque queria mudar. O voto mostrou nas urnas. Mesmo enfrentando esta campanha árdua, difícil para nós, enfrentamos o poder econômico. Temos que retribuir à população que nos deram a vitória nas urnas. Vamos mostrar trabalho com uma equipe boa de secretários para governar o município.

Como o senhor avalia a sua forma de governar?

A população me deu três mandatos porque me conhece muito bem. Sabe que a gente sempre teve um coração bom quando governou. Sou bem recebido nas casas. Vamos retribuir aquelas pessoas, em especial aquelas que pagam aluguel, com loteamento popular. As pessoas que não tiveram a oportunidade. E que seja, esse governo de COmin e Birilo, a esperança deles, talvez uma das últimas para algumas pessoas. Vamos retribuir a estas pessoas, aos menos favorecidos e que não tiveram a oportunidade.

Crise econômica atual: como o senhor pretende encarar este desafio junto à prefeitura?

Sabemos que a crise no pais está acontecendo e não é diferente na cidade. Acreditamos que, com nossa equipe vamos driblar esta situação trazendo indústrias e criando novos empregos para mudar a situação. Vamos fazer um trabalho diferenciado para superar esta crise. O primeiro ano será difícil, mas sabemos que temos um grupo muito competente que irá fazer a diferença.

O que o trevisano poderá esperar do novo prefeito?

Com certeza, muito trabalho e dedicação. Já quero agradecer a confiança dos que votaram na gente, especialmente as pessoas que acreditaram na nossa proposta e sabem que vamos fazer a diferença. Sabemos que temos que atender a população no que eles pediram, neste caso o emprego. Mesmo não sendo empossado prefeito ainda, já estamos atendendo ao pedido da população. A receita do município é muito boa e estamos atrás de convênios. 

[soliloquy id=”195493″]