Documento ainda será analisado por Defesa Civil estadual.
Tubarão, no Sul catarinense, decretou calamidade pública na tarde desta sexta-feira (21).
O documento foi assinado pelo prefeito e precisa ser homologado pela Defesa Civil estadual e reconhecido pelo governo federal para passar a valer. O município foi atingido no domingo (16) por chuva e fortes ventos.
A Defesa Civil estadual afirmou que o decreto não havia chegado até as 17h desta sexta. Pelo balanço desta sexta do órgão, no total 64 municípios catarinenses foram atingidos por temporais.
Estragos
Postes foram derrubados pelo vendaval, telhados e muros de residências caíram. Galpões e prédios foram destruídos. Houve falta de luz e água.
Uma menina de 8 anos morreu após árvores atingirem o carro em que ela estava, no bairro São João. O pai da criança foi hospitalizado em estado de choque.
Na segunda-feira (17), o governador Raimundo Colombo sobrevoou a região no Sul de Santa Catarina. No litoral, foi registrado um "tsunami meteorológico".
Doações
As doações para as vítimas podem ser feitas na Arena Multiuso, na rua Afonso Pena, no antigo aeroporto. Entidades privadas realizam campanhas independentes.
Segundo a prefeitura, a principal necessidade é material de construção, principalmente telhas, tijolos e cimento. Alimentos não perecíveis também são recebidos, como arroz, feijão, leite, enlatados. Roupas, calçados, roupas de cama e de criança estão na lista de pedidos.
A prefeitura realiza a triagem e assistência social e já realizou o cadastro das famílias que precisam das doações. O município alerta que ainda não há uma conta bancária para recebimento de doações em dinheiro.
Balanço
Em todo o estado, por causa das chuvas, quatro pessoas morreram: um homem que caiu do telhado em Fraiburgo, no Oeste, uma mulher que morreu de infarto após sofrer forte emoção durante a chuva de granizo, também em Fraiburgo, a menina de 8 anos que morreu em Tubarão no domingo e um agricultor de 26 que morreu na segunda (17) em São Carlos, no Oeste.
Em todo o estado, foram contabilizados 41 feridos, 28 desabrigados e 3.617 desalojados. No total, foram 131.148 afetados. 5.406 casas e 112 instalações públicas tiveram danos.
Com informações do G1 SC
[soliloquy id=”195307″]