Clima

A maior destruição de 2016 em Santa Catarina

A tempestade que atingiu Tubarão e também causou destruição em diversas cidades na Amurel foi a maior anomalia climática de Santa Catarina no ano de 2016, garantiu o secretário de Estado da Defesa Civil Rodrigo Moratelli. A gravidade da situação obrigou o prefeito Olavio Falchetti a decretar situação de emergência no fim da tarde de segunda-feira, dia em que população e Poder Público fizeram as primeiras observações e levantamentos dos prejuízos e danos.

Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil concederam duas entrevistas coletivas, uma na parte da manhã e outra no fim da tarde, para apresentar as primeiras informações oficiais do que por enquanto está sendo considerado um tsunami meteorológico. Oficialmente, Tubarão não teve registro de desabrigados, mas desalojados que buscaram abrigo na casa de parentes ou amigos. Um abrigo público foi providenciando na Associação dos Ferroviários, ao lado do estádio Domingos Gonzales, para o caso de eventuais necessidades.

Até o fim da tarde pouco menos de 700 famílias procuraram a Defesa Civil em busca de lonas. Sabe-se que o vendaval atingiu todos os bairros da Cidade Azul, mas a quantificação dos imóveis danificados e prejuízos financeiros só será conhecida nos próximos dias.

“A prioridade é restabelecer os serviços básicos, como energia elétrica e desobstrução de ruas”, ressaltou Rodrigo Moratelli.

Entre a tarde e a noite de domingo, cerca de 74 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica só em Tubarão. No dia seguinte eram 25 mil. A tendência, segundo a Defesa Civil, é que poucas unidades continuem sem energia de hoje em diante.

“Os últimos reparos geralmente são os mais complicados ou demorados, mas gradualmente a Celesc está normalizando o serviço”, destaca Moratelli.

Chuva deve continuar em Tubarão

Os próximos dias devem ser de chuva na região de Tubarão. Conforme o meteorologista da Epagri/Ciram Clóvis Correia, nesta terça-feira o tempo continua bastante carregado em Tubarão, com chuva e possibilidade de temporal. 

Na segunda-feira, a chuva voltou à cidade no período da tarde, com descargas elétricas. A previsão segue para quarta-feira, sendo que o tempo deve melhorar na quinta-feira, mas ainda com chuva, em menor intensidade. 

“O tempo melhora no fim de semana, com a queda da temperatura, mas até lá pode haver temporais, com possibilidade de ventos, embora não haja indício forte no momento de ventos tão intensos quanto os que aconteceram no domingo”, aponta.

No entanto, Clóvis ressalta que podem ocorrer tempestades com descargas elétricas nos próximos dias na região. 

De acordo com o meteorologista, o fenômeno registrado em Tubarão e região no domingo foi uma tempestade de grande intensidade. “Não recebemos imagens que nos indiquem que tenha sido um ciclone ou um tornado. Classificamos como uma tempestade muito intensa que atingiu a região, até porque foi uma área extensa atingida e fenômenos como tornados normalmente são bem localizados”, destaca.

Com informações do Jornal Diário do Sul 

[soliloquy id=”194936″]