Geral

Aeroporto Regional de Jaguaruna faz processo seletivo

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

Com o crescimento do Aeroporto Regional de Jaguaruna em número de passageiros e a vinda de outra companhia aérea a partir de novembro, a RDL Aeroportos está realizando processos seletivos para preenchimento de algumas vagas.

Segundo o gerente de navegação aérea da RDL, Pedro Luis Machado, com a chegada da Azul Linhas Aéreas o horário de funcionamento do aeroporto será estendido, e por isso é necessária a contratação de funcionários em áreas bem específicas.

“Atualmente, funcionamos das 7h às 19h, com 12 horas diárias de trabalho. Agora, com a vinda da Azul, a carga aumentará para 18 horas diárias a 20 horas diárias, de acordo com o horário dos voos, pois às vezes há atrasos, entre outros problemas. Com isso, é necessário aumentar o número de funcionários.”

O aeroporto está em busca de pessoas para atuarem como fiscais de pátio e na área de segurança (raio-X – AVSEC). “Para estas vagas, vai ter processo seletivo, com entrevistas, provas de conhecimentos gerais básicos, entre outros. Os interessados devem se inscrever no aeroporto e levar documentos e currículo. Será feita a seleção e cerca de 20 pessoas farão o curso, que é válido para atuar em qualquer aeroporto”, revela Pedro.

O curso de fiscal de pátio será no aeroporto, sendo ministrado por empresa especializada, e a certificação técnica garante que o profissional possa atuar em qualquer terminal aeroportuário. “O mesmo vale para o de segurança. Os cursos têm duração de uma semana, em horário integral. Ao término, serão escolhidos os profissionais que atuarão aqui”, ressalta.

O aeroporto conta com oito funcionários no setor administrativo da RDL, que permanecerá com o mesmo número. “A Latam tem cerca de dez funcionários; a Shell, responsável pelo abastecimento das aeronaves, tem três; na rampa, que é empresa prestadora de serviço de carregamento de bagagens, há oito. No setor de segurança temos cinco, e acredito que o número deva dobrar após o curso. Depois, temos os bombeiros militares, café e restaurante, lojas de suvenires, a locadora de veículos Gmix e os trabalhadores do tráfego aéreo”, explica Pedro.

Na área de manutenção, ressalta Pedro, também haverá contratações. A Azul deve contratar de oito a dez pessoas e o local para a empresa já está definido no aeroporto. “Estamos fazendo os acabamentos para recebê-los”, diz.

Expectativas

O gerente de navegação aérea da RDL, Pedro Luis Machado, afirma que a empresa está em tratativas com mais duas companhias de locação de veículos, a Localiza e a Unidas. “O aeroporto está crescendo e isso já era esperado. A região, apesar de ainda não ter a cultura da aviação, está começando a utilizar o aeroporto”, afirma. De 27 de abril de 2015 a agosto deste ano, mais de 60 mil pessoas utilizaram o aeroporto de Jaguaruna.

“Sentimos um aumento considerável nas férias de inverno. Muitos jovens viajaram, famílias com crianças. Sem dúvidas, no fim do ano e verão será ainda maior, principalmente com turistas vindo para a região. Outra vitória foi a vinda da Azul, com horário de voo de manhã cedo e à noite, os mais usados pelos empresários”, acrescenta. Informações sobre os valores e inscrições do curso no fone (48) 3624-8805.

Com informações do Jornal Diário do Sul