Os candidatos a prefeito de Lauro Muller, Nestor Spricigo e Valdir Fontanella, se comprometeram com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) a aderir ao Programa Unindo Forças
Os candidatos a prefeito de Lauro Muller, Nestor Spricigo e Valdir Fontanella, se comprometeram com o Ministério Público de Santa Catarina – MPSC a aderir ao Programa Unindo Forças. A iniciativa visa a reforçar as estruturas de controle interno nas prefeituras, de modo a prevenir ilícitos administrativos e combater com maior eficiência a corrupção.
Segundo o Termo de Compromisso, proposto pela Promotora de Justiça Raquel Betina Blank e assinado nessa sexta-feira (23), o eventual prefeito adotará as providências necessárias para adequar a Controladoria Interna do Município.
Dentre algumas das características a serem contempladas estão a de disponibilização de estrutura humana e material compatível com o quadro funcional do Município, formalização de vínculos funcionais, estabelecimento de hierarquia, atuação transparente e apoio ao Controle Externo.
O programa "Unindo Forças – Fortalecimento dos Controles Internos Municipais" foi criado pelo Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa – CMA a partir dos trabalhos desenvolvidos pela Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina, que indicou uma atuação extremamente fraca ou inexistente das controladorias municipais.Candidatos de Gaspar e Ilhota também já assinam compromisso para implantação de controle interno. Até agora candidatos de mais de cem municípios já receberam a sugestão de compromisso.
Colaboração: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC