Segurança

Homem é salvo por PMs após engasgar com pedaço de carne

Ele chegou a ser internado no Hospital de Caridade de Jaguaruna

Um ato de heroísmo de dois policiais militares da região salvou uma vida. Uma família do Sul do Estado que curtia uma festa no último fim de semana no Balneário Esplanada comemora a recuperação total da saúde de Paulo Geremias, de 50 anos, que se engasgou com um pedaço de carne em um churrasco. Ele chegou a ser internado no Hospital de Caridade de Jaguaruna na madrugada de domingo, recebeu alta e está recuperado do susto, que quase tirou a sua vida.

Assim que familiares perceberam que Paulo não conseguiu engolir o pedaço de carne na noite de sábado, decidiram procurar ajuda. Como não há plantão de uma unidade médica no Balneário Esplanada, a estrada para manter a vítima viva estava cada vez mais estreita. Mas o carro onde Paulo estava passou pelo posto da Polícia Militar da Esplanada. Uma viatura do Pelotão de Policiamento Tático (PPT) estava no local.

Dois PMs decidiram realizar os primeiros socorros – o hospital mais próximo estava a cerca de 20 quilômetros de distância. “Tentamos dar um tranco no tórax, mas não obtivemos êxito na retirada do alimento. Deitamos o homem, que estava com o rosto roxo, conseguimos localizar o pedaço de carne com uma lanterna e retiramos manualmente, desobstruindo a via respiratória. Acionamos a ambulância e estamos felizes em ajudar a salvá-lo”, resume o soldado Cleiton Marcos Rafael.