Política

Tribunal instalará urnas adaptadas para eleições 2016

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quem registrou-se nos cartórios eleitorais e declarou possuir alguma deficiência, votará primeiro. Mais do que isso, o Tribunal Regional Eleitoral  (TRE) divulgou nesta sexta-feira que há 13.650 pessoas que terão urnas de maneira adaptada. Para a acessibilidade, a justiça eleitoral investiu em tecnologia como o fone de ouvido. Um auxiliar também ficará autorizado pelo presidente de mesa a digitar os números do candidato.

Segundo o chefe do Cadastro Eleitoral do TRE catarinense, os eleitores tinham até 4 de maio para declarar a deficiência. “A data foi esta, mas quem tiver alguma deficiência, dificuldade de locomoção, pode e deve informar os cartórios eleitorais. Na medida do possível sempre se tenta adaptar a seção para aquela pessoa”, afirma.

Conforme dados do tribunal, 6.720 eleitores declararam dificuldade de locomoção no estado; 3.838 alegaram outras dificuldades para exercerem o voto; 1.937 relataram deficiência visual; e 1.155 deficiência auditiva. O total representa cerca de 0,27% do eleitorado barriga-verde. Nos casos de dificuldade extrema, o cidadão pode requerer a quitação eleitoral por tempo indeterminado. Em circunstâncias assim, quem determina é o juiz eleitoral, que faz uma análise caso a caso.